Marcelo Leite

Tierra, territorio y bienes comunes

"Não é de hoje que o pessoal do agronegócio propagandeia que o Brasil tem um excesso de áreas protegidas, conceito que reúne unidades de conservação às Tis para designar aquela parte do território em que prevalece a preservação de vegetação nativa".

Brasil: Atlas revela que latifúndio supera as áreas protegidas

A coluna de hoje começou a nascer com uma indicação do biólogo João Francisco Botelho (autor de uma instigante dissertação de mestrado à qual ainda voltarei). Era um editorial de Adam Wilkins no periódico "BioEssays" deste mês, sob o título "Cai a ficha (finalmente) para a indústria da biotecnologia: genes não são agentes autônomos, mas funcionam dentro de redes!"

A morte das espécies

Bush veio, viu, e não sei se venceu. Escrevo antes de iniciada sua visita ao Brasil, portanto, não há como saber se George W. piscou para Lula quando confrontado com a sobretaxa de 14 cents por litro de álcool etílico (etanol) brasileiro exportado para os EUA

Brasil: veias abertas para o etanol

Não há neutralidade científica que resista aos disparos certeiros de Lacey

Conhecimento transgênico

Faz sete anos que o Brasil se debate, mais do que debate, com a questão dos transgênicos na agricultura

Brasil: a guerra obscura da CTNBio

"Vertrauen ist gut, aber Kontrolle ist besser." Confiança é bom, mas controle é melhor. O adágio, que só podia ser alemão, sempre vem à mente quando o assunto são órgãos reguladores, que supostamente deveriam proteger os interesses difusos -o meu, o seu, o nosso-, mas só fazem defender os das empresas. Melhor dizendo, na novilíngua do mercado, os da "racionalidade econômica"

Brasil: confiança e controle

Este é o título de um livro sensacional, "What Genes Can't Do" (o que os genes não podem fazer), lançado em 2002 pela editora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT. Vai aqui como recomendação editorial. Não venderia muito, mas prestaria excelente serviço cultural, ao contribuir para elevar o nível da discussão sobre genética e biotecnologia no país

O que os genes não podem fazer