Patricia Benvenuti

Quatro mortes em cinco dias. Esse foi o saldo da violência na região amazônica brasileira no fim de maio, que evidencia o acirramento da disputa entre os interesses de grupos econômicos e de comunidades tradicionais na mira de grandes empreendimentos

Brasil: assassinatos expõem a violenta corrida pelo controle da Amazônia

A morte do líder comunitário causou comoção entre movimentos sociais e organizações populares. Zé Maria era a principal liderança das populações atingidas por grandes projetos de irrigação na região.

Brasil: assassinato de liderança expõe conflitos em área de Transposição do Rio São Francisco

Agua

"Para celebrar a vitória da comunidade de Martinha e de tantas outras, 600 trabalhadores dos nove estados do Nordeste e de Minas Gerais se reuniram em Juazeiro (BA), entre 22 e 26 de março, no VII Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (EnconASA). O evento marcou os dez anos da ASA, rede que conta com mais de mil entidades que apostam na chamada convivência com a região".

Brasil: para além do chão rachado, a vida

“O mecanismo de funcionamento da transposição vai ser assim: uma espécie de empresa vai vender água do São Francisco e, quando a água cair nos outros estados receptores, outras empresas vão comprar essa água. Depois essas empresas vão vender [a água] para os chamados usuários, que ainda são outras empresas, para depois chegar no consumidor final. Todo mundo vai ganhar dinheiro, vai vender água e vai comprar água”. A opinião é de Roberto Malvezzi, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Brasil: ‘a transposição do S.Francisco é a criação de um poderoso mercado de água’, afirma liderança da CPT

"O mecanismo de funcionamento da transposição vai ser assim: uma espécie de empresa vai vender água do São Francisco e, quando a água cair nos outros Estados receptores, outras empresas vão comprar essa água. Depois essas empresas vão vender [a água] para os chamados usuários, que ainda são outras empresas, para depois chegar no consumidor final. Todo mundo vai ganhar dinheiro, vai vender água e vai comprar água". A opinião é de Roberto Malvezzi, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Brasil: ‘a transposição do S.Francisco é a criação de um poderoso mercado de água’

Feminismo y luchas de las Mujeres

Campesinas de todo el país realizaron, esta semana, protestas y acciones con el fin de denunciar la expansión del agronegócio y los incentivos del gobierno brasilero para las empresas transnacionales en plena crisis financiera.

Brasil: crisis y agronegocio, ejes de la jornada de Vía Campesina