Terra de Direitos

As organizações destacaram no julgamento que ao menos 750 estudos científicos indicam riscos e incertezas dos OGMs foram desconsiderados pela CTNBio. Foto: reprodução

Em julgamento virtual de ação pelo Supremo Tribunal Federal o ministro Edson Fachin divergiu do voto alinhado ao agronegócio do ministro Nunes Marques. Com pedido de vista de Gilmar Mendes, julgamento está suspenso.

Princípio da precaução é essencial para liberação de OGMs, aponta Fachin

Foto: Ecoportal

CTNBio tem conduzido o processo sem garantir participação das organizações e transparência. Liberação configuraria forte ameaça para saúde, meio ambiente e economia. 

Com intensa pressão de organizações, análise de liberação de trigo transgênico é adiada

Organizações sociais anseiam que relatório da ONU colabore para enfrentamento à política brasileira do veneno

Ex-relator de resíduos tóxicos declarou como preocupante o uso de agrotóxicos no país. Articulação brasileira participa de sessão desta segunda-feira (21).

Organizações sociais anseiam que relatório da ONU colabore para enfrentamento à política brasileira do veneno

Contaminação de sementes crioulas e impactos para agricultores e consumidores

Para tratar da contaminação das sementes crioulas e a violação de direitos de agricultores e consumidores, o debate realizado pela Terra de Direitos contou com a participação da assessora jurídica da Terra de Direitos, Naiara Bittencourt, a agricultora e guardiã de sementes Elizangela Ribeiro de Aquino, do pesquisador da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e do Movimento Ciência Cidadã, Leonardo Melgarejo e do assessor técnico do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, do Gabriel Fernandes.

Contaminação de sementes crioulas e impactos para agricultores e consumidores

Inconstitucionalidade da isenção de impostos para setor de agrotóxicos será julgado pelo STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve apreciar, no próximo dia 19 de fevereiro, a inconstitucionalidade da isenção de impostos para os agrotóxicos. O julgamento é movido pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5553, ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), em 2016.

Inconstitucionalidade da isenção de impostos para setor de agrotóxicos será julgado pelo STF

Transgénicos

"Confira abaixo as sete lições que a Desembargadora Vivian Josete Pantaleão Caminha deu aos membros da CTNBio. Todos os trechos foram retirados do voto da desembargadora, demonstrando que a luta por direitos também pode ser travada no Poder Judiciário, âmbito que pode e deve estar mais atento à realidade de quem vive no campo e às necessidades dos consumidores."

Brasil: Sete lições da Desembargadora Vivian à CTNBio

Transgénicos

En el día de la fecha 13/3/2014, los jueces de la Corte Federal de Apelaciones del 4 º Circuito - TRF4 del Brasil decidieron por unanimidad anular la decisión de la Comisión Técnica para la Seguridad Nacional - CTNBio que autorizo la comercialización del maíz transgénico Liberty Link, de la multinacional Bayer.

Histórico fallo de la justicia brasileña anula el permiso de comercialización del maíz transgénico de Bayer

Transgénicos

Encontrar alimentos derivados de milho que não contenham transgênicos é uma raridade. Embalagens de farinhas, biscoitos, óleos entre outras vêm marcadas pelo triângulo amarelo com o “T” de transgênico, rotulagem que significa uma conquista de organizações sociais e movimentos populares para obrigar empresas alimentícias a informar o consumidor sobre a origem do alimento.

Brasil: Ação que pede proibição de milho transgênico da Bayer será julgada