Ciclo de debates rumo a COP 30 "Antes Que Seja Tarde" (Dia 3)
Em artigo, professor da UNILA reafirma importância de debate com João Pedro Stedile na universidade sobre a crise ambiental e mobilização dos movimentos sociais e sociedade civil para a COP30.
Na última quinta-feira (4), João Pedro Stedile retornou à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Desta vez ele veio por videoconferência, para participar do Ciclo de Debates: “Rumo à COP 30. Antes que seja tarde”.
Há pouco tempo João Pedro esteve conosco para celebrar o “Centenário da Coluna Prestes”, em Foz do Iguaçu. Na ocasião, ele falou sobre os 100 anos de luta pela Reforma Agrária no Brasil. A seu modo, rendeu homenagem a Luiz Carlos Prestes e à Olga Benário, militante comunista assassinada pelos nazistas. O auditório Martina então ficou lotado como não se via há tempos.
Nesta quinta (4), ele regressou para falar da crise climática e da agroecologia. E começou apontando os crimes ambientais praticados pelo empresariado contra o meio ambiente. Sem meias palavras, foi direto ao ponto: “a chamada crise ambiental”, disse, “não é outra coisa senão expressão da crise do capitalismo mundial”. E isto acontece independentemente da vontade deste ou daquele empresário individual, ponderou.
Fonte: ILAESP - UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)