Os Gene Drives e as novas manipulações genéticas na agricultura

Os gene drives ou impulsores genéticos são formas de edição ou manipulação genética de seres vivos. São formas mais perigosas dos transgênicos, que editam as características genéticas, sem necessariamente incluir um gene novo, mas manipulando os genes já existentes nos seres vivos. Isto é, uma microcirurgia nas informações genéticas de seres vivos.

Essas mudanças alteram as funções originais das plantas. Essas novas tecnologias conseguiriam transformar uma espécie inteira, editando genomas para que as características modificadas prevaleçam integralmente para todos os descendentes, mesmo que exista cruzamento com outro ser não modificado. Pode-se até extinguir uma espécie inteira. Também se pode avançar nas tecnologias prometidas aos transgênicos, como a tolerância aos agrotóxicos, a época ou período de frutificação ou germinação e adaptação da espécie para o grande maquinário agroindustrial.

Elaborada pelo Grupo de Trabalho Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), coletivo que congrega diferentes organizações e movimentos sociais, o material busca explicar, de forma didática, como a nova biotecnologia se apresenta como uma ameaça ao meio ambiente, à agrobiodiversidade e à sociedade. O material pode ser utilizado em atividades formativas e provocações de debate público com diferentes públicos.

Fonte:  Articulação Nacional de Agroecologia

Temas: Transgénicos

Comentarios