Brasil: 7ª Jornada de Agroecologia se realiza no ‘ninho do agronegócio’ paranaense

Idioma Portugués
País Brasil

De 23 a 26 de julho acontece em Cascavel (PR) na UNIOESTE a 7ª Jornada de Agroecologia com o tema ‘Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade, Colhendo Soberania Alimentar’. A Jornada de Agroecologia é uma articulação de várias entidades ligadas aos trabalhadores do campo e tem se firmado, através de suas edições, desde 2002, como uma forma de construir uma articulação da proposta de Agricultura Familiar Ecológica baseada em uma “Terra Livre de transgênicos e Sem agrotóxicos”.

A 7ª Jornada acontecerá em Cascavel tida como uma região que concentra um dos pólos mais fortes do agronegócio no Estado do Paraná. Foi em Cascavel numa área da Syngenta que foi morto o militante da Via Campesina Valmir Mota de Oliveira, o Keno. A Syngenta contava com serviços de segurança privada que atuavam de forma irregular na região articulados com a Sociedade Rural da Região Oeste (SRO) e o Movimento dos Produtores Rurais (MPR), ambos liderados pelo fazendeiro Alessandro Meneghel tido como violento na região e declarado inimigo do MST.

Cascavel deu origem ao Movimento dos Sem-Terra (MST) em 1984, e concentra hoje mais de dez acampamentos de trabalhadores rurais com cerca de 3,5 mil pessoas. Historicamente o oeste do Paraná é um foco de tensões agrárias permanente. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Cascavel hoje juntam-se o setor de ponta do capitalismo no campo (o agronegócio) com os setores atrasados (latifúndio) na repressão aos movimentos sociais.

Fuente: Instituto Humanitas Unisinos

Comentarios