Brasil: PM reprime protesto contra a Copa do Mundo em Brasília

Idioma Portugués
País Brasil

Cerca de 3 mil manifestantes que protestavam contra os gastos excessivos da Copa do Mundo nesta terça-feira (27), em Brasília (DF), foram reprimidos com bombas de gás lacrimogêneo lançadas pela Polícia Militar. O ato, organizado pelo Comitê Popular da Copa e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), também contou com a participação de grupos indígenas de mais de cem etnias, que estão em vigília na capital federal lutando contra o avanço do agronegócio sobre suas terras.

Da Redação*

 

Os manifestantes seguiram em direção ao Estádio Nacional Mané Garrincha, onde acontecia a visitação da Taça Oficial, que está em exibição na área externa da arena. O objetivo era substituir o troféu original por uma taça alternativa da Copa do Mundo, mas a tropa de choque impediu a sequência do ato, e lançou bombas de gás e tiros de balas de borracha contra os manifestantes.

 

Ainda durante o protesto, um policial militar foi atingido por uma flecha. Não houve ferimentos graves.

 

 

"Não somos vândalos, tiram nossas terras e a gente não pode nem chegar perto desse coliseu" diziam as lideranças indígenas e sem teto presentes.

 

 

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do DF informou que agiu "dentro do protocolo previsto em casos de manifestações".

 

 

Ainda segundo a secretaria, a manifestação teve de ser contida no limite estabelecido para segurança dos visitantes que estavam na tenda onde estava a Taça da Copa do Mundo. Mais de 7.000 pessoas já tinham visitado o troféu e centenas aguardavam o momento de estar perto de vê-lo.

 

 

*com informações do Mídia NINJA

 

Fuente: Brasil de Fato

Temas: Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Comentarios