Trigo: CTNBio adia decisão sobre liberação comercial de transgênico no Brasil

Por ISTOÉ
Idioma Portugués
País Brasil

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) adiou, mais uma vez, a decisão sobre a liberação comercial de trigo transgênico no Brasil para consumo humano e animal. O assunto estava na pauta da sua 245ª reunião ordinária do colegiado, que ocorreu nesta quinta-feira (7), de forma sigilosa, mas ainda não foi “deliberado”, segundo o presidente da entidade, Paulo Barroso. 

“A empresa requerente encaminhou os documentos solicitados à CTNBio e a Comissão está se debruçando sobre esses dados. No mais breve possível, pretendemos deliberar sobre o assunto”, disse Barroso em “live” para informe sobre as deliberações da reunião.

Barroso disse também que a comissão reconhece que há diversos atores sociais e econômicos “bastante” atentos ao processo. “Esperamos, de fato, que essa avaliação seja muito precisa. Posso garantir que a CTNBio está avaliando com todo o cuidado necessário diante do que cabe à Comissão: avaliar aspectos relacionados à saúde humana, vegetal e ao meio ambiente”, disse o presidente da CTNBio.

Em 10 de junho, a comissão solicitou informações adicionais ao requerente, a empresa de sementes Tropical Melhoramento & Genética (TMG), para prosseguir com as análises sobre eventual liberação. A comissão não detalha quais informações e dados solicitou à empresa. O processo confidencial que tramita na CTNBio avalia a permissão da comercialização do trigo geneticamente modificado para “aumento de produtividade em situações e ambientes de baixa disponibilidade hídrica e resistente ao (herbicida) glufosinato, para uso exclusivo em alimentos, rações ou produtos derivados ou processados”.

A CTNBio, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é o órgão responsável no governo federal por questões relacionadas à biossegurança de organismos geneticamente modificados.

Fonte: ISTOÉ

Temas: Transgénicos

Comentarios