Argentina: Córdoba aprova lei de bosques em favor do agronegócio

Idioma Portugués
País Argentina

Os legisladores da província argentina de Córdoba encerarram com um triste final um processo de dois anos de luta social por uma Lei de Bosques Nativos na região

 

A lei foi objeto de discussão intensa na região desde há dois anos, e os debates tiveram grande participação social. O espírito da lei era de proteção ambiental, mas ao final o resultado foi o contrário disto.

 

Por pressão política de entidades ruralistas de Córdoba, os legisladores mudaram diversos aspectos que transformaram a lei de proteção num amontoado de brechas para o desmatamento.

 

A lei aprovada diz que florestas nativas são compostas apenas de árvores. No entanto, a lei nacional definir floresta como um ecossistema composto por árvores, arbustos e vegetação herbácea.

 

Assim, a eliminação de vegetação rasteira não será considerado como desmatamento, ou seja, está aberta a porta para os ruralistas aumentarem sua área de cultivo.

 

A leniência do texto aprovado também favorece a prática de mineração, que vem sendo duramente contestada na Argentina inteira, mas com pouco sucesso.

 

Córdoba também reivindicava que a lei de florestas protegesse uma área total de 5 milhões de hectares. No texto final, a área protegida ficou em 1,8 milhão de hectares.

 

Púlsar Brasil, Internet, 6-8-10

Comentarios