Brasil: Povo Tupinambá é expulso de seu território no sul da Bahia

Idioma Portugués
País Brasil

O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBAN) denuncia que na segunda-feira (1º) a Polícia Federal invadiu a Comunidade Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo, em Una, para cumprir um mandado de reintegração de posse.

A comunidade está localizada a 30 quilômetros de Ilhéus. De acordo com o movimento, a Polícia Federal agiu de forma violenta mesmo na presença de crianças e idosos. Também acusa os policias de abuso de autoridade por obrigar dois indígenas a ficarem durante mais de duas horas de joelhos e mãos na nuca. Isso porque eles estavam tocando músicas de rituais sagrados de sua etnia.

Também há denúncias de que algumas casas foram derrubadas e de que os pertences dos indígenas foram colocados na beira da estrada. O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia, disse que, após a expulsão, alguns indígenas estão alojados em uma escola e outros se encontram sem saber para onde ir.

Outras aldeias do litoral sul da Bahia também estão sendo ameaçadas de remoção. Ainda segundo o movimento, nenhuma das instituições com atribuições constitucionais como a Fundação Nacional do Índio (Funai) foi comunicada ou tive participação na ação.

A terra Tupinambá de Olivença foi reconhecida como território tradicional pela Funai em relatório publicado no Diário Oficial da União no dia 20 de abril de 2009. Contudo, a demarcação da terra ainda não foi realizada.

Em um documento lançado publicamente, o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBAN) responsabiliza o governo brasileiro por não concluir a demarcação e exige a “imediata recondução da comunidade Tupinambá do Acuipe de Baixo para área desocupada”.

Agencia Pulsar Brasil, Internet, 3-2-12

Comentarios