Brasil: Silvio Tendler lança documentário sobre os impactos dos agrotóxicos

Idioma Portugués
País Brasil

O Comitê do Rio de Janeiro da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida convida para o lançamento do mais novo documentário de Silvio Tendler: “O veneno está na mesa”. A exibição será no dia 25 de julho, segunda-feira, às 20h, no Teatro Casa Grande.

O filme mostra o perigo a que se está exposto por conta do emprego de agrotóxicos na agricultura, e como este modelo beneficia as grandes transnacionais do veneno em detrimento da saúde da população.

 

Depois da exibição do filme (50 min.), haverá debate com a participação do autor e de Letícia Rodrigues da Silva, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a agrônoma Nívia Regina, do MST-Via Campesina, e integrante da coordenação nacional da campanha.

 

Sinopse

 

O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública.

 

O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os
cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

 

A entrada é franca.

Esse evento faz parte das comemorações dos 45 anos do histórico Teatro Casa Grande que terá, a cada mês, sempre às 20h, uma palestra sobre temas do Brasil e de nossa inserção no mundo.

 

Não é necessário inscrição prévia: é só chegar antes da hora do início e aproveitar para visitar, no local, a pequena livraria da Editora Expressão Popular. Estacionamento, PAGO, no Shopping Leblon.

 

O Teatro Oi Casa Grande fica na Rua Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon.

 

Organização

 

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida - RJ

 

Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF),

 

Instituto Casa Grande (ICG)

 

Jornal de Cultura e Política Algo a Dizer, que está publicando as transcrições das palestras na íntegra.

 

Esta será a sexta palestra do ciclo que teve o professor Emir Sader em março, João Pedro Stédile, dirigente do MST, em abril, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães em maio, Aleida Guevara em junho e, dia 18 de julho, o reitor da UFRJ Aluísio Teixeira.

 

Fuente: MST-Brasil

Temas: Agrotóxicos

Notas relacionadas:

Dos fallos contra los agrotóxicos en provincia de Buenos Aires

Dos fallos contra los agrotóxicos en provincia de Buenos Aires

Bayer AG propone acuerdo de conciliación colectiva para resolver demandas relacionadas a herbicida Roundup

Bayer AG propone acuerdo de conciliación colectiva para resolver demandas relacionadas a herbicida Roundup

Sede da empresa Valen Fertilizantes e Armazéns Ltda. Foto: Marcha Mundial das Mulheres / MA

Desastre ambiental na Vila Maranhão expõe atuação do Grupo Valen em São Luís (MA)

Comentarios