Concentração atmosférica de CO2 supera a marca de 420 partes por milhão
Pela 1ª vez, o registro de concentração atmosférica de dióxido de carbono superou a marca de 420 partes por milhão, informou a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos EUA nesta 2ª feira (5/4). Os dados foram coletados pelo Observatório Mauna Loa, na Ilha do Havaí, que monitora o tempo e a condição química da atmosfera terrestre continuamente desde os anos 1950. Para comparação, quando o acompanhamento começou a ser realizado, há mais de 60 anos, a concentração atmosférica de CO2 estava em torno de 315 partes por milhão.
Publicada por ClimaInfo
Com a marca registrada na semana passada, a Terra já apresenta um grau de concentração de CO2 50% superior aos níveis pré-industriais, da primeira metade do século XIX. Segundo cientistas da NOAA, até 2060 o planeta poderá dobrar os índices pré-Revolução Industrial de concentração de dióxido de carbono: se isso acontecer, estima-se que o aquecimento consequente fique entre 2,3°C e 4,5°C até o final deste século, muito acima dos limites estabelecidos pelos países sob o Acordo de Paris (entre 1,5°C e 2°C). The Hill e Washington Post destacaram essa notícia.
Em tempo: A Deutsche Welle ouviu cientistas de diversos campos do conhecimento, envolvidos na questão climática, para fazer um panorama geral sobre as principais preocupações da ciência sobre a crise climática e o futuro do planeta. Itens como a intensificação de eventos climáticos extremos, a aceleração da transição energética para fontes renováveis e a captura e o armazenamento de carbono foram sinalizados como pontos importantes para se acompanhar nas próximas décadas. No fundo disso tudo está talvez a maior incógnita de toda essa equação: o comportamento dos seres humanos – afinal, o enfrentamento da mudança do clima continua dependendo fundamentalmente do engajamento das pessoas em torno dessa tarefa. Ainda há tempo para evitar o pior, mas ele está ficando cada vez mais curto.
Fonte: Instituto Humanitas Unisinos
Notas relacionadas:
Científicos advierten que el calentamiento del Ártico será irreversible incluso si se reduce el CO₂ a niveles preindustriales
Estudio revela que glaciares en Chile, como reserva de agua, podrían agotarse antes de fin de siglo
Inéditas tormentas submarinas aceleran el colapso de glaciares clave en la Antártida