Curso de Formação de Agentes Populares de Alimentação e Saúde (APAS) encerra ciclo formativo com encontro de confraternização e mostra cultural

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

O Curso de Formação de Agentes Populares de Alimentação e Saúde (APAS), realizado no âmbito do projeto Saúde nas Favelas com ênfase na agroecologia, educação e enfrentamento à fome em parceria com a Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), foi encerrado no dia 20 de dezembro de 2025, com um encontro final marcado por partilha, celebração e valorização do percurso formativo.

A atividade de encerramento reuniu os agentes populares formados ao longo do curso, Marcelo de Luca da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venancio,  Richarlls Martins do Plano Integrado Saúde nas Favelas – 146x Favela, além de integrantes da equipe pedagógica e articuladores do projeto, no espaço Raízes do Brasil, em Santa Teresa no Rio de Janeiro. O encontro contou com um momento de confraternização e almoço coletivo, fortalecendo os vínculos criados durante a formação e reafirmando a dimensão comunitária e popular do projeto.

Durante a atividade, foi realizada a entrega dos certificados aos agentes populares, reconhecendo o percurso formativo e o compromisso assumido com a promoção da alimentação adequada e saudável e da saúde nos territórios de favela. A certificação simbolizou não apenas a conclusão do curso, mas o fortalecimento de uma rede de agentes comprometidos com a saúde coletiva, o cuidado popular e a organização comunitária.

O encerramento também contou com a mostra de fotografias do projeto, reunindo registros de diferentes momentos do curso, das atividades formativas, dos encontros e das pessoas que construíram essa experiência. As imagens apresentaram fragmentos do cotidiano da formação e evidenciaram o protagonismo dos agentes populares ao longo do processo.

Outro destaque do encontro foi a exibição de um curta documentário, que retrata a experiência do curso APAS a partir das vivências e aprendizados construídos ao longo da formação. O filme funcionou como uma síntese do percurso, valorizando as narrativas dos participantes e o impacto do curso nos territórios.

O Curso de Formação de Agentes Populares de Alimentação e Saúde (APAS) integra o Plano Integrado de Saúde nas Favelas e reafirma a importância da formação de agentes populares como estratégia fundamental para a promoção da saúde integral e o fortalecimento das comunidades e a construção de respostas coletivas frente às desigualdades sociais. O encerramento marcou o fim de um ciclo formativo, mas também o início de novos desdobramentos nos territórios onde esses agentes seguirão em atuação.

Fonte: Movimento dos Pequenos Agricultores

Temas: Formación, Salud

Notas relacionadas:

Curso de Formação de Agentes Populares de Alimentação e Saúde (APAS) encerra ciclo formativo com encontro de confraternização e mostra cultural

Curso de Formação de Agentes Populares de Alimentação e Saúde (APAS) encerra ciclo formativo com encontro de confraternização e mostra cultural

Agricultores e agricultoras familiares do sul e sudeste do Pará participam de intercâmbio agroecológico no Projeto de Assentamento Jane Júlia

Agricultores e agricultoras familiares do sul e sudeste do Pará participam de intercâmbio agroecológico no Projeto de Assentamento Jane Júlia

Campesinado realiza la VIII Asamblea del CNA

Campesinado realiza la VIII Asamblea del CNA

Comentarios