Entidade convoca Ação Global contra Monsanto

Idioma Portugués

A Associação dos Consumidores de Orgânicos dos Estados Unidos divulgou convocatória em que conclama organizações do mundo para protestar contra o poder corporativo da Monsanto, nos dias 16 e 17 de março.

A entidade sugere que os manifestantes protestem nas “portas do mal", como os organizadores chamam a sede da empresa, as instalações de pesquisa e os escritórios espalhados pelo Globo.

 

De acordo com a associação, a Ação Global é uma atividade preparatória para o "Occupy Monsanto" (“Ocupe a Monsanto”), programada para 17 de setembro deste ano.

 

A ideia é promover a ocupação de escritórios da empresa em vários países, para fazer da data “um dia que a Monsanto jamais esquecerá”.

 

“Queria você ou não, há chances de que a comida que você comeu hoje tenha produtos químicos e organismos geneticamente modificados. A Monsanto controla grande parte do suprimento de alimentos do mundo em detrimento da democracia alimentar”, afirma a entidade no site dedicado à preparação do “ Occupy Monsanto”.

 

Crimes

 

A Monsanto produz 90% dos transgênicos plantados no mundo e é líder no mercado de sementes. Tal hegemonia coloca a multinacional norte-americana no centro do debate sobre os riscos do uso de grãos geneticamente modificados.

 

A empresa é reconhecida mundialmente pelo contrabando de sementes, manipulação de dados científicos, suicídio de agricultores.

 

Esses são alguns temas abordados pela jornalista francesa Marie-Monique Robin, no livro e documentário “O Mundo Segundo a Monsanto”, lançado em 2008.

 

O livro de Robin é resultado de três anos de investigação jornalística, cujo o foco, a multinacional estadunidense Monsanto, produz 90% dos transgênicos plantados no mundo e é líder no mercado de sementes.

 

O livro apresenta depoimentos de cientistas, políticos e advogados a respeito das ações da Monsanto que envolvem lobby e estudos científicos duvidosos.

Um exemplo referido é a relação da expansão dos grãos transgênicos sob o selo da Monsanto com suicídios de agricultores na Índia, além de casos de relações políticas estreitas com o governo democrata de Bill Clinton (1993-2001), e com o gabinete do ex-premier britânico Tony Blair. Entre as fontes estão ex-integrantes da Food and Drug Administration (FDA), a agência responsável pela liberação de alimentos e medicamentos nos EUA.

 

Fuente: MST-Brasil

Temas: Corporaciones

Notas relacionadas:

Negocios para las corporaciones, enfermedades para los pueblos

Negocios para las corporaciones, enfermedades para los pueblos

Argentina habilita el despojo extranjero de su tierra

Argentina habilita el despojo extranjero de su tierra

 8° edición ISDS en números: impactos de las demandas de arbitraje de inversores contra Estados de América Latina y el Caribe

8° edición ISDS en números: impactos de las demandas de arbitraje de inversores contra Estados de América Latina y el Caribe

Comentarios