Jornada MPA de Lutas 2025 – Campesinato por Soberania Alimentar e Nacional

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

No marco do Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, o Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA – realiza a sua Jornada Nacional de Lutas.

Trata-se de uma mobilização nacional que, todos os anos, reúne milhares de camponeses e camponesas com o objetivo de denunciar as injustiças e apresentar propostas para o campo brasileiro.

Assim, o mês de outubro se consolida como um período estratégico de mobilização, formação, debate e luta, fortalecendo a organização popular e a construção de um novo projeto para o campo brasileiro.

Sob o lema “O Brasil Não é Quintal – Por Soberania Alimentar e Nacional!”, o MPA denuncia a submissão do país aos interesses do agronegócio, das multinacionais e às investidas do imperialismo estadunidense, que ameaçam a autonomia nacional e a soberania dos povos.

Em contraposição a esse modelo, o MPA propõe um novo projeto de nação, no qual o direito à alimentação saudável, à terra e à vida estejam no centro das decisões e das políticas.

O mês de outubro será marcado por diversas atividades e lutas em todo o país, com a militância do MPA seguindo firme na Jornada Nacional de Lutas, afirmando que o Brasil não é quintal e que a agricultura camponesa é quem alimenta o povo!

Ao longo do mês teremos: Mobilizações locais, Feiras camponesas, Rodas de conversa, Cine-debates, Audiências públicas, Seminários, Inauguração de Cozinhas Solidárias, Plenárias, Distribuição de alimentos saudáveis e sementes crioulas.

Segue o boletim informativo do MPA, para apoiar e subsidiar as atividades da jornada em cada território. Leia, compartilhe e promova debate sobre os assuntos!

O Campesinato em luta pelo direito de alimentar-se, produzir e viver com dignidade!

Fonte: Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

Temas: Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades, Movimientos campesinos, Soberanía alimentaria

Notas relacionadas:

Nuevo Observatorio de Derechos Campesinos y políticas agroalimentarias lanzado por la CLOC LVC y Alianza Biodiversidad

Nuevo Observatorio de Derechos Campesinos y políticas agroalimentarias lanzado por la CLOC LVC y Alianza Biodiversidad

Ato político demarca o enfrentamento a mineração predatória em Minas Gerais

Ato político demarca o enfrentamento a mineração predatória em Minas Gerais

El Convenio 169 de la OIT: Consentimiento libre, previo e informado y las leyes energéticas

El Convenio 169 de la OIT: Consentimiento libre, previo e informado y las leyes energéticas

Miembros de la alianza indígena Ceibo siguen de forma virtual la audiencia en la que se decidió el descongelamiento de los fondos de su organización. El gobierno de Ecuador ha congelado cuentas bancarias de entidades y personas que hacen activismo indígena y ambientalista, pero los tribunales han ordenado revertir varias de esas medidas. Imagen: Michelle GAchet / Amazon Frontlines

El gobierno congela cuentas bancarias de indígenas y ambientalistas

Comentarios