MPA está presente no seminário “ATER Mulheres para Produção de Alimentos, Autonomia e Vidas Saudáveis no Campo, nas Águas e nas Florestas”

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

Seminário mostra resultados de programa do Governo Federal com agricultoras familiares.

Agricultoras familiares atendidas pelo Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), mulheres rurais estarão em Brasília para seminário Ater Mulheres para Produção de Alimentos, Autonomia e Vidas Saudáveis no Campo, nas Águas e nas Florestas.

Beneficiárias, entidades parceiras executoras de ATER, movimentos sociais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) vão analisar como o programa contribuiu para a implantação de práticas agroecológicas e os impactos sobre a produção e consumo de alimentos saudáveis, como as abordagens feministas contribuem para a autonomia das mulheres e quais os desafios de incorporar essas práticas à ATER, como influenciou para o acesso às políticas públicas, além de identificar propostas para o aperfeiçoamento da ATER para as mulheres rurais.
O evento acontece dias 05 e 06 de maio, no auditório da Sede da Anater, promovido pelo Governo Federal por meio do MDA e da Anater.

O Programa ATER Mulheres Rurais, Autonomia, Alimentação e Vidas Saudáveis teve início em 2023 e já alcançou mais de 9 mil mulheres em 21 estados e no Distrito Federal. O objetivo é promover a superação das desigualdades de gênero e raça para alavancar a autonomia econômica, a cidadania e o bem viver das mulheres rurais. São beneficiárias as assentadas da reforma agrária, agriculturas familiares, extrativistas, pescadoras artesanais e aquicultoras, as mulheres dos povos e das comunidades indígenas, das comunidades quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais que desenvolvem atividades agrícolas em áreas urbanas e periurbanas.

Dentre os resultados estão 37 mil atendimentos nas propriedades rurais das beneficiárias, mais de 440 atividades coletivas de ATER, 56 oficinas e 14 encontros para trocas de experiências.

Em 860 contratos de vendas institucionais para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cada mulher agregou, em média, R$ 827,00 mensais à sua renda. Através do Programa ATER Mulheres Rurais, as beneficiárias acessaram o Fomento Rural e implantaram 2.100 novos projetos produtivos.

Serviço:

Seminário “Ater Mulheres para Produção de Alimentos, Autonomia e Vidas Saudáveis no Campo, nas Águas e nas Florestas”

Datas: 5 e 6 de Maio de 2025

Local: Auditório da Sede da Anater (Centro Empresarial CNC – SAUN, Quadra 05, Lote C, Asa Norte – Brasília/DF)

Fonte: Movimento dos Pequenos Agricultores

Temas: Agricultura campesina y prácticas tradicionales, Feminismo y luchas de las Mujeres

Notas relacionadas:

Boletín Nyéléni #62– 3er Foro Nyéléni: Construyendo solidaridad mundial para una transformación sistémica

Boletín Nyéléni #62– 3er Foro Nyéléni: Construyendo solidaridad mundial para una transformación sistémica

Interián, un guajiro en el parlamento

Interián, un guajiro en el parlamento

El Pueblo del Bosque de Niebla

El Pueblo del Bosque de Niebla

Pauta estagnada: enfrentar a fome, crise ambiental e desigualdades passa pela Reforma Agrária Popular

Pauta estagnada: enfrentar a fome, crise ambiental e desigualdades passa pela Reforma Agrária Popular

Comentarios