Em Pratos Limpos

Transgénicos

Em resposta ao avanço do vírus zika, que classifica como “emergência pública internacional”, a Organização Mundial da Saúde recomendou que os países afetados realizem testes com mosquitos geneticamente modificados.

Brasil: Mosquito ‘transgênico’ não é solução contra zika; entenda por que

agrotox

Participe hoje mesmo de consulta pública no site da ANVISA sobre os agrotóxicos CARBOFURANO, TIRAM e LACTOFEM, que já são proibidos em diversos países.

Temos pouco tempo para proibir três agrotóxicos no Brasil

Transgénicos

O mesmo país que é sede da Syngenta e de contas milionárias não declaradas do ainda deputado e ainda presidente da Câmara Eduardo Cunha, acaba de votar pela prorrogação da moratória aos transgênicos, que deve vigorar até 2021.

Suíça estende moratória aos transgênicos

EUA revoga liberação de transgênicos resistentes a 2,4-D

O órgão ambiental dos EUA (EPA) anunciou ter revogado sua decisão de autorizar o cultivo de soja, milho e algodão transgênicos resistentes ao herbicida 2,4-D. A liberação havia sido feita sobre a suposição de não haver efeito sinérgico entre glifosato e 2,4-D, mas depois foi descoberto pedido de patente da DOW exatamente sobre o efeito combinado dos dois produtos.

EUA revoga liberação de transgênicos resistentes a 2,4-D

Sistema alimentario mundial

En la Conferencia de París sobre el clima no se cita la palabra “agricultura”. Slow Food sostiene: "No reconocer la importancia de la relación entre alimentación y clima es una grave falta".

Conferencia de Paris sobre clima: No cita la palabra “agricultura”

foto1

Em decorrência dessa indagação aconteceu o primeiro Seminário Estadual Sobre Legislação de Sementes Crioulas em Sergipe, em 30 de outubro de 2015, no Auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju.

Brasil: Movimentos sociais querem legislação para sementes crioulas em Sergipe

Terminator

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, mais uma vez está tramitando no Congresso brasileiro um Projeto de Lei (PL) que afeta diretamente a soberania alimentar e os direitos dos agricultores no Brasil e no mundo.

Brasil: Comissão da Câmara deve votar Terminator esta semana

feria

A Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) realizou entre os dias 14 e 16 de outubro, a VI edição da “Festa Estadual das Sementes da Paixão”, que teve como lema: “Agricultura Familiar: guardiã da sociobiodiversidade, pela soberania alimentar, livre de transgênicos e agrotóxicos”.

VI Festa Estadual das Sementes da Paixão celebra conquistas na preservação das sementes e no campo das políticas públicas para a agroecologia