Luis Miguel Modino

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira (Foto: Luis Miguel Modino)

Os conflitos no campo têm se tornado causa de violência e morte no Brasil, especialmente na região amazônica, foco principal desses conflitos. Já se tornou costume que a Comissão Pastoral da Terra (CPT), elabore o Caderno de Conflitos, que nesta segunda-feira, 20 de setembro, foi lançado no Seminário São José de Manaus, focando na realidade da Amazônia, que concentrou o 62,4% dos conflitos por terra em 2020.

Caderno de Conflitos na Amazônia: Trazer a verdade do que acontece no campo

Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental reafirma "pacto com a defesa de todas as formas de vida"

"O Fórum Nacional sobre Mudança Climática e Justiça Socioambiental destaca a necessidade de articulação, luta, informação e formação, denunciando tudo o que exacerba a concentração da riqueza, o racismo, o machismo, a desigualdade social e os ataques aos direitos da Mãe Terra".

Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental reafirma "pacto com a defesa de todas as formas de vida"

“Graças às plantas medicinais, salvamos muitas vidas”, constatam os indígenas da Amazônia

A pandemia da Covid-19 atingiu duramente a região da Pan-Amazônia, onde, segundo dados oficiais coletados pela REPAM, já existem mais de 1,5 milhões de infecções e quase 37.000 mortes. Nesta conjuntura, a medicina tradicional tem sido de importância decisiva, especialmente entre os povos indígenas.

“Graças às plantas medicinais, salvamos muitas vidas”, constatam os indígenas da Amazônia

Foto del Sitio: DW

A Amazônia tem se tornado terra de conflitos, nem sempre conhecidos, o que muitas vezes os faz invisíveis. No Brasil, a Comissão Pastoral da Terra – CPT, desde 1985, elabora o Caderno de Conflitos no Campo, que tem ganhado grande reconhecimento tanto dentro como fora do Brasil. Nos últimos anos, a Amazônia tem se tornado o foco principal desses conflitos relatados todo ano pela CPT, fruto da cobiça dos poderosos, que estão atrás de uma terra em disputa, ou para melhor dizer, de uma terra que tem dono, os povos indígenas e as comunidades tradicionais, que estão morrendo na defesa de uma terra que é sua e os poderosos estão querendo lhes roubar.

Lançado o Atlas de Conflitos Pan-Amazônico, “um grito de defesa e de proteção da Amazônia e de seus povos”

Indígenas se mobilizam em Manaus contra MP 870

Medida Provisória 870 “traz um total genocídio para os povos indígenas do Brasil, abre a Amazônia para o agronegócio, para a mineração em terras indígenas, para a exploração”.

Indígenas se mobilizam em Manaus contra MP 870

Tierra, territorio y bienes comunes

El Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de reconocer el derecho de los indígenas Guaraní y Kaiowá, impidiendo que sean expulsados del Tekoha Ñanderu Marangatu en el municipio de Antonio João.

Brasil: Un rayo de esperanza en un conflicto desigual