MMC Brasil

Sementes da Resistência: rumo ao II Congresso do MMC

O objetivo da campanha é resgatar e multiplicar variedades de sementes crioulas pelas mãos de mulheres das diferentes regiões do país. Um resgate que busca recuperar não apenas a planta em si, mas toda história que cada variedade possui, trazendo receitas, novas formas de preparo, informações sobre como cultivar, como cuidar e multiplicar.

Sementes da Resistência: rumo ao II Congresso do MMC

Mulheres Camponesas construindo o Feminismo Camponês e Popular

Nos dias 20 a 22 de novembro de 2015 o Movimento de Mulheres Camponesas - MMC realizou em Luziânia/Goiás, o 1º Seminário Internacional, com o tema Feminismo Camponês e Popular. O objetivo do evento foi resgatar a práxis feminista a partir da historia de luta, de formação e de organização que emergem das experiências e vivenciasdas mulheres, aprofundando as elaborações teóricas trazidas pelas militantes camponesas.

Brasil: Mulheres Camponesas construindo o Feminismo Camponês e Popular

Feminismo y luchas de las Mujeres

Nós mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas – MMC, vindas de 23 estados, representantes de outras organizações populares, feministas,nacionais e internacionais da classe trabalhadora com o lema Na Sociedade Que a Gente Quer, Basta de Violência Contra a Mulher estivemos reunidas no I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas durante os dias 18 a 21 de fevereiro de 2013, em Brasília/DF.

Brasil: Declaração do I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas

As 700 mulheres da Via Campesina marcham na manhã de hoje (11/03) no centro de Bagé (RS) contra a monocultura de eucalipto na região

Brasil: mulheres marcham em Bagé contra eucalipto

Agrocombustibles

Pesquisadores percorreram oito Estados brasileiros para registrar os impactos do monocultivo canavieiro. Relatório "O Brasil dos Agrocombustíveis – Cana 2008" denuncia conflitos trabalhistas, ambientais, sociais e fundiários.

ONG Repórter Brasil lança estudo sobre impactos da cana em 2008

No dia 20 de abril, diversas entidades realizam uma marcha pelas ruas de São Luís do Paraitinga, localizada no Vale do Paraíba, a l77 Km da capital do Estado de São Paulo. O protesto é contra o avanço indiscriminado do eucalipto no município. Essa monocultura já consome 20% da área territorial da região

Brasil: marcha dos movimentos sociais contra a monocultura de eucalipto no Vale do Paraíba-SP

O Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil (MMC) afirma o 8 de março como um dia de luta, resistência e enfrentamento ao sistema capitalista e patriarcal - que oprime, explora e violenta as mulheres e a classe trabalhadora. Com esta motivação, milhares de camponesas participaram de encontros de estudo, mobilizações, marchas e atos públicos por todo o país, nesta semana do 8 de março de 2007

Brasil: mulheres na luta por soberania alimentar, contra o agronegócio

Organizações civis, sindicatos, movimentos sociais do campo e da cidade, indígenas e quilombolas realizarão no dia 16/08, em Porto Alegre, o seminário: "Deserto Verde: os impactos da monocultura do eucalipto para os povos"

Brasil: monocultura do eucalipto é tema de seminário em Porto Alegre