Nádia Pontes

Carlos Nobre: “Precisamos da Amazônia para evitar ecocídio do planeta”

Para o climatologista Carlos Nobre, recém-eleito membro da Royal Society, Brasil regrediu décadas em termos de política para Amazônia sob Bolsonaro, e a floresta tem muito mais potencial econômico de pé do que desmatada. Em mais de quatro décadas de pesquisas guiadas por perguntas intrigantes, a Amazônia quase sempre esteve no centro dos estudos feitos por Carlos Nobre. Algumas das respostas que encontrou ajudaram a desvendar o papel vital que a floresta desempenha para o clima local e global.

Carlos Nobre: “Precisamos da Amazônia para evitar ecocídio do planeta”

Foto del sitio: Ciberia

Coordenado pela Comissão Pastoral da Terra, levantamento inédito analisou situação em quatro países da Amazônia. Questão agrária é o principal motivo de confronto no país.

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Ganadería industrial

Pecuária avança por áreas protegidas e está por trás de 65% do desflorestamento. No Amazonas, moradores de unidades de uso sustentável tentam conter destruição da mata.

Brasil: A máquina que move o desmatamento da Amazônia

Transgénicos

Empresa alemã, que vende no Brasil soja e milho geneticamente modificados, desiste temporariamente de obter licença para arroz transgênico. Brasileiros não querem ser os primeiros do mundo a oferecer esse tipo de grão.

Rejeição dos produtores do Brasil faz Bayer adiar planos de lançar arroz transgênico no país

Estudo do WWF afirma que o Brasil gasta 5,7 bilhões de metros cúbicos anuais de água na produção de mercadorias que serão consumidas na Alemanha, principalmente café, soja e carne

Brasil é o maior exportador de ‘água virtual’ para a Alemanh