Observatório do Clima

A conta chegou: O terceiro ano de destruição ambiental sob Jair Bolsonaro

O título deste documento se refere a duas contas. Primeiramente, a conta do desmonte ambiental acelerado praticado desde 2019, que sepultou qualquer esperança de controle do desmatamento - e, portanto, de emissões de gases de efeito estufa - no país enquanto Jair Bolsonaro estiver no governo. A Amazônia está entregue ao crime e não há motivos para achar que os criminosos agirão com temperança em 2022, ano eleitoral. Isso é particularmente problemático nos territórios indígenas, alvos preferenciais do Presidente da República.

A conta chegou: O terceiro ano de destruição ambiental sob Jair Bolsonaro

Foto do site: APIB

Projetos de lei em curso no Congresso brasileiro, com consequências irreversíveis à floresta Amazônica e aos povos indígenas, podem gerar graves riscos às operações de instituições financeiras. Alerta da Coalizão e aliados se soma à agenda de denúncias de povos indígenas.

Investidores estrangeiros recebem alerta sobre risco da pauta antiambiental no Congresso brasileiro

Recorde de queimadas reflete irresponsabilidade de Bolsonaro. Nota do Observatório do Clima

O fogo reflete a irresponsabilidade do presidente com o bioma que é patrimônio de todos os brasileiros, com a saúde da população amazônida e com o clima do planeta, cujas alterações alimentam a destruição da floresta e são por ela alimentadas, num círculo vicioso, afirma nota da coordenação do Observatório do Clima.

Recorde de queimadas reflete irresponsabilidade de Bolsonaro. Nota do Observatório do Clima

- Foto de La Prensa

Principal monitor de políticas de clima do mundo vê paralisação do progresso em redução global de emissões e diz que próximos 12 meses serão determinantes para o Acordo de Paris.

Bolsonaro desvia Brasil de ação climática, diz análise internacional

licenciamiento ambiental

A Frente Parlamentar da Agropecuária, vulgo bancada ruralista, divulgou na semana passada um posicionamento público sobre licenciamento ambiental. Submetemos o documento ao nosso detector de agrocascatas para avaliar o que é verdade e o que não é.

Agromitômetro: mitos e fatos nos argumentos ruralistas sobre licenciamento ambiental

Tierra, territorio y bienes comunes

"Como funciona a grilagem de terras, porque ela está relacionada com crimes que vão de desmatamento ilegal ao trabalho escravo e o que essa história tem a ver com a recente tentativa de reduzir a proteção da Floresta Nacional do Jamanxim é o que o Observatório do Clima explica, nesse vídeo".

Video - Brasil: O que é grilagem e o que ela tem a ver com o desmatamento na Amazônia