Rogério Almeida

Tierra, territorio y bienes comunes

"Gilmar Mendes, fazendeiro no Mato Grosso e chefe maior do STF ao lado da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) ncitaram a repressão aos sem terra que ocupam entre outras terras, fazendas da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, no sudeste do Pará. A Santa Bárbara integra o portfólio do banco Opportunity, do investigado banqueiro Daniel Dantas e que foi solto por Mendes".

Brasil: Carajás, a luta pela terra, "otoridades" e a mídia

Um vasto coletivo de organizações sociais e religiosas, entre elas SDDH, CPT, MST, CNBB, MAB, Comitê Dorothy, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Intersindical e a Conlutas, lança no dia 17 de outubro a campanha: Lutar por Direitos Humanos Não é Crime. O lançamento será no ginásio da Universidade Estadual do Pará, na Av. Almirante Barroso com um grande ato político durante todo dia. O objetivo da campanha é a construção de um coletivo que atue contra a criminalização dos movimentos sociais e seus apoiadores.

Brasil: lutar por Direitos Humanos NÃO É CRIME!

A formação de consórcio de fazendeiros para a execução de seus adversários, é umas das teses defendidas pelo conjunto de entidades ligado a defesa da reforma agrária no Pará. Parece que tal tese se estende para além das execuções. A perspectiva pesa sobre os casos da execução da família Canuto, no município de Rio Maria, da missionária Dorothy Stang, em Anapu e do sindicalista José Dutra da Costa, conhecido com Dezinho, Rondon do Pará

Brasil: Pará: terra das mortes sem fim

A moratória das grandes empresas que integram a outra ponta da cadeia produtiva de grãos, em particular a monocultura da soja, por um instante lançou luz sobre um dos eixos de um mosaico de grande projetos que contribui para o processo de devastação na Amazônia. O papo não é novo. Há pelo menos duas décadas, numerosas interrogações povoam o ambiente: é a condição periférica a nossa sina? Desenvolvimento para quem? Que projeto de desenvolvimento desejam os que habitam a Amazônia?

Grandes projetos na Amazônia