Solange Engelmann

Más de 500 personas participaron en el Acto Político en Brasilia para exigir la prorrogación de la suspensión de los desalojos por parte del STF. Foto: MST DF

Tras una movilización nacional, la unión de movimientos populares consiguió que el STF prorrogara el ADPF 828, que impide los desalojos hasta junio de 2022.

Conoce el balance de las movilizaciones que prorrogaron el mandato judicial contra los desalojos en la pandemia

Só em março deste ano a Amazônia Legal registrou um aumento de 216% no desmatamento, comparado ao mesmo mês no ano passado, apontam os dados do Imazon. Foto: Daniel Beltra/Greenpeace

Na Cúpula do Clima, Bolsonaro prometeu aos líderes mundiais dobrar os recursos para fiscalização, mas no dia seguinte cortou R$ 240 milhões de verbas para o meio ambiente.

Desmatamento da Amazônia com Bolsonaro visa a grilagem, aponta dirigente do MST

Iala Amazônico é um marco de resistência contra o capital, aponta dirigente Sem Terra

Em entrevista, Ayala Ferreira, do MST, diz que a escola se insere em várias lutas por meio da agroecologia. “Temos como alvo os territórios camponeses, os territórios de Reforma Agrária, como um espaço de formação, interação, de diálogo, mas também como um instrumento que dialoga com outras bandeiras construídas pelos vários sujeitos que lutam e resistem nessa região.” 

Iala Amazônico é um marco de resistência contra o capital, aponta dirigente Sem Terra

A mulher campesina e a luta por trabalho e dignidade na agricultura

As mulheres exercem papel fundamental na soberania alimentar, porém sofrem com as desigualdades de gênero. Nos últimos anos ocorreu um crescimento significativo no protagonismo das mulheres no campo, principalmente, na produção de alimentos.

A mulher campesina e a luta por trabalho e dignidade na agricultura

unnamed

Discutir sobre cultura é muito mais do que falar de arte. A arte é somente um dos aspectos da cultura, pois a cultura aborda o modo de vida e a organização da existência de um povo. A cultura também é política. Pois, somente é possível construirmos uma cultura dentro de um projeto político-ideológico de sociedade.

A cultura popular e a construção de agroecologia no campo

refagr

O futuro da Reforma Agrária no Brasil, na visão do MST, representa um projeto popular de desenvolvimento para o campo e a sociedade brasileira de modo geral.

O papel da Reforma Agrária Popular no Brasil

2

O lote do assentado Ferreira é um exemplo de como é possível organizar uma experiência de produção sustentável, consorciando agrofloresta com a produção de frutas, madeiras e piscicultura.

Brasil: Assentados aprendem as lições da floresta para cultivar na Amazônia