A estratégia da integração da infra-estrutura da América do Sul e o governo brasileiro, por Guilherme Carvalho

Desde que foi eleito em outubro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem realizado diversas viagens a países da América do Sul com o claro propósito de estreitar as relações do Brasil com as nações vizinhas. Tal atitude reflete, sem dúvida alguma, a materialização das diretrizes da política externa brasileira presentes no discurso de posse do chefe do executivo, quando este afirmou que a integração dos países sul-americanos era uma das prioridades do seu governo

O que vemos desde então é a intensa movimentação da nossa diplomacia para tentar consolidar o Brasil como a grande liderança política dessa parte do continente. Foi assim no caso da criação do grupo de países "Amigos da Venezuela", que atuou no intuito de encontrar uma saída dentro da legalidade democrática para a crise institucional vivida naquele país, e agora com a possibilidade de as negociações entre a guerrilha e o governo colombiano se darem dentro do território brasileiro, com a mediação das Organizações das Nações Unidas - ONU, entre outras iniciativas.

O tema da integração sul-americana tem estado presente em todos os encontros e negociações mantidos entre os governos do Brasil e dos países vizinhos. Durante a viagem que fez em agosto deste ano ao Peru, os presidentes Lula e Toledo reafirmaram através de uma nota conjunta sua decisão de construir uma aliança estratégica, sustentada em:

"coincidencias politicas, el potencial de complementación e integración entre los países la voluntad de profundizar la cooperación en el vasto espacio amazônico que comparten y en la visión coincidente sobre la creción de un espacio sudamericano de paz, cooperación, desarrollo y justicia social" (Agencia de Noticias Amazonia, 27/08/03).

Como resultado prático, essa visita redundou no estabelecimento de um acordo para que as informações produzidas pelo Sistema de Proteção e de Vigilância da Amazônia possam ser progressivamente acessadas pelo Peru, e que os três Eixos de Integração e Desenvolvimento - do Amazonas, Transoceânico Central e o Interoceânico do Sul - que interligam o Peru ao Brasil, e que fazem parte da Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura da América do Sul - IIRSA, sejam postos em execução. Além disso, Brasil e Peru renovaram sua determinação de promover os processos de integração da Comunidade Andina das Nações – CAN (composta por Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela) com o Mercosul e de constituírem uma zona de livre comércio entre os dois países antes de 31 de dezembro deste ano.

Resultados próximos aos alcançados com a visita do presidente Lula ao Peru em relação à integração regional também foram obtidos nos encontros mantidos com os governos da Venezuela, Argentina, Paraguai, Equador, Chile, Bolívia e Colômbia. O que demonstra a importância estratégica do tema para o executivo brasileiro. Entretanto, é importante ressaltar que esse processo de negociação ganhou grande destaque na política externa brasileira desde o governo Fernando Henrique Cardoso.

Em setembro de 2000, realizou-se um encontro de presidentes dos países da América do Sul em Brasília, a fim de fazer avançar as negociações acerca da integração da infra-estrutura dessa parte do continente americano. A estratégia definida foi a de somar esforços no intuito de construir eixos de integração regional a partir das áreas de telecomunicações, transporte e energia, prioritariamente. Além disso, decidiram realizar esforços visando à adoção de medidas que facilitem o intercâmbio do comércio intra-regional, baseado na redução da burocracia e na compatibilização das normas que regem o comércio exterior dos diversos países.

Como parte do processo de debate e de adoção de medidas em vista da integração econômica, o Banco Interamericano de Desenvolvimento/BID, em atendimento a uma solicitação do governo brasileiro, apresentou em dezembro daquele mesmo ano um documento denominado Un Nuevo Impulso a la Integración de la Infraestructura Regional en América del Sur (BID, 2000a) que, entre outras coisas, aponta os entraves os quais, segundo a instituição, inibem o comércio entre os países, bem como indica alternativas para a sua dinamização. A estratégia geral do documento apresentado pelo BID reproduz as análises e os termos das negociações mantidas pelos presidentes na reunião de Brasília no sentido de, segundo estes, garantir a competitividade da economia dos países sul-americanos na disputa comercial global:

"Determinadas dimensões do processo de reforma estrutural foram especialmente importantes para o desenvolvimento da infra-estrutura regional. A abertura unilateral das economias numa era de globalização e o crescimento explosivo de acordos regionais viáveis em matéria de preferências comerciais permitiriam definir novos eixos regionais de desenvolvimento, inviabilizados no passado por causa dos altos níveis de proteção nacional. A abertura e as reformas estruturais expuseram com grande força a idéia de que a combinação criativa de recursos naturais, humanos e financeiros dentro do mercado sul-americano pode contribuir para melhorar a competitividade internacional das economias numa era de globalização" (BID, 2000b)

Somar esforços para tentar obter maiores vantagens nas negociações internacionais sobre comércio, alavancar as trocas intra-regionais e os mercados internos, consolidar a democracia na região e diminuir as desigualdades existentes, estas têm sido as principais alegações dos governos sul-americanos para dedicar esforços políticos e diplomáticos em vista da integração regional. E o Brasil tem despontado nesse processo como o principal articulador e promotor das negociações em andamento dado o peso da sua economia (sustentado no segundo maior parque industrial do continente e num grande mercado interno), a sua importância geopolítica (faz limite com a maioria dos países dessa parte do continente), possui empresas com grande penetração nos países vizinhos, é dotado de instituições públicas em pleno funcionamento e de uma sociedade civil diversificada e bastante organizada (elementos essenciais para a consolidação do regime democrático no país).

E a Amazônia brasileira, por fazer limite com oito países sul-americanos, tem merecido grande atenção para a definição dos eixos estratégicos presentes na IIRSA. A retomada dos investimentos para a implementação de grandes projetos de infra-estrutura na região é a clara demonstração da importância que a Amazônia possui para a concretização da integração regional perseguida pelo governo brasileiro e seus aliados no país e no exterior.

Integração da infra-estrutura física: a grande estratégia do momento
A integração regional abarca diversas dimensões das relações entre os países que vai do econômico ao cultural, da política aos aspectos socio-ambientais. Portanto, é um tema amplo e complexo, posto que envolve as diversas faces da intervenção dos Estados Nacionais e de suas respectivas sociedades, e está impregnado dos diferentes interesses dos atores sociais em disputa no interior de cada país e no plano externo.

Entretanto, há um ponto de partida comum nas declarações e nos acordos promovidos pelos governos sul-americanos, nas estratégias para alocação de recursos por parte das Instituições Financeiras Multilaterais - IFMs e na pressão exercida pelos grandes grupos empresariais: a integração física dos países é uma das condições primordiais para alcançar a integração regional (com as suas diferentes dimensões). Esse é o pensamento predominante nos documentos oficiais e largamente veiculados pelos meios de comunicação da região.

Durante a XLIII Reunião Anual do BID, realizada em março do ano passado na cidade de Fortaleza (Brasil), o sr. Enrique V. Iglesias, presidente do banco, afirmou que "la integración física, concretada mediante obras de infraestructura para unir a países vecinos, es uma pieza clave para construir la integración de América Latina" (BID, 2002). Ainda de acordo com Iglesias, a integração física foi vista durante muito tempo como um tema acessório durante as negociações dos acordos comerciais, porém, "hoy nos damos cuenta, a medida que profundizamos estos procesos, de que el tema de la integración física es fundamental" (BID, 2002).

Nesse mesmo evento, o então ministro do Planejamento do Brasil, sr. Martus Tavares, afirmou que "los temas macroeconómicos son absolutamente indispensables, pero no resumen todo. El tema de la integración física igualmente importante para que nuestros pueblos concreten en los hechos la integración comercial que tanto deseamos" (BID, 2002).

A estratégia integracionista dessa parte do continente está consubstanciada na IIRSA, um ambicioso plano baseado em doze eixos de integração e seis processos setoriais, que buscam integrar todo o sistema de transporte (fluvial, marítimo, rodoviário e ferroviário), conectando a região aos mercados de todo o planeta. Todavia, a IIRSA também "contempla mejorar los sistemas regulatorios de los sectores de energía y telecomunicaciones, los mercados de servicios logísticos como fletes, seguros, almacenamiento y los trámites de permisos y licencias" (BID, 2002). Com relação ao setor de energia, o objetivo é a formação de mercados regionais e avançar para um sistema integrado de livre mercado.

Para garantir que a IIRSA seja viabilizada se constituiu uma parceria que envolve o BID, a Corporação Andina de Fomento - CAF e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata - FONPLATA, que, além dos recursos financeiros, tem prestado assessoria e apoio técnico para a confecção dos projetos e a capacitação de agentes governamentais, entre outras coisas.

Como dissemos anteriormente, o Brasil tem assumido uma postura de liderança regional para que a IIRSA seja implementada. E um fato da mais alta relevância nesse processo tem sido o envolvimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES nas negociações desenvolvidas pelo executivo brasileiro com os nossos vizinhos. O BNDES é uma instituição poderosa, seus recursos disponíveis anualmente para investimento em muito superam os destinados conjuntamente pelo Banco Mundial (BIRD) e BID para o nosso país. Este ano, por exemplo, o BNDES possui cerca de R$ 34 bilhões para investimentos, enquanto que os do BIRD e BID não chegam a 2/3 desse valor. Efetivamente, o BNDES deverá ser, no governo Lula, um dos pilares do financiamento dos projetos da IIRSA não somente no Brasil, mas, também, nos demais países da América do Sul.

Atualmente o BNDES está destinando recursos para o financiamento das exportações de alguns dos países vizinhos, como a Argentina, e já mantém negociações com outros nessa mesma perspectiva. A instituição também vem adquirindo crescente poder no interior da CAF, onde elevou sua participação no capital desta de 2,5% para 5% e chegará ao final de 2004 com cerca de 10%. Esse fato é importante dado que a CAF:

"é a maior agencia multilateral de fomento na América do Sul, com carteira de financiamentos de US$ 6,18 bilhões. Desse total, 76,5% referem-se a projetos de infra-estrutura. O Brasil tem participação de 8% na carteira da CAF, de quem obteve recursos para, entre outros projetos, a construção da rodovia que liga Manaus a Boa Vista (Roraima); a implantação da linha de transmissão da hidrelétrica de Guri (Venezuela) a Roraima; e o gasoduto que liga Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) a São Paulo, com ramal para Porto Alegre" (Gazeta Mercantil, 08/08/2003)

Em dezembro do ano passado, ao final do governo Fernando Henrique Cardoso, o BNDES e a CAF assinaram um Protocolo de Cooperação, do qual destacamos os seguintes pontos (BNDES, 2002):

(a) As "Instituições" se comprometem a estabelecer um mecanismo apropriado para intercâmbio de informações e experiências no campo da integração, da infra-estrutura física, do comércio exterior e do desenvolvimento sustentável, com a finalidade de conhecer o desenvolvimento de projetos e programas, assim como para identificar oportunidades de negócios nos setores de atuação de ambas as "Instituições".

(b) As "Instituições" estruturarão operações nas quais o "BNDES" venha a participar mediante o financiamento à importação de bens e serviços de procedência brasileira e a "CAF" venha a participar mediante o financiamento de gastos locais e/ou recursos complementares.

(c) As "Instituições", atendidos seus procedimentos operacionais, poderão apoiar projetos na modalidade de co-financiamento, quando a finalidade de financiamento for a constituição de "joint-ventures" de empresas brasileiras e de países acionistas da "CAF".
Cada instituição poderá solicitar à outra carta de intenção de financiamento conjunto para as oportunidades identificadas de apoio creditício ou co-financiamento.

(d) As "Instituições" cooperarão mutuamente na identificação de programas de comércio exterior e apoiarão, atendidos seus procedimentos operacionais, esquemas de financiamento para micro, pequenas e médias empresas nos países acionistas da "CAF"
Fica evidente nos itens destacados acima o interesse do governo brasileiro, a partir do BNDES, em favorecer, de um lado, as exportações do Brasil para os países andinos e, de outro lado, garantir a implementação da IIRSA em parceria com a CAF. Daí o porquê de o Brasil estar buscando consolidar maior espaço dentro desta com a ampliação da sua participação na composição do capital da Corporação.

Tal como num jogo de xadrez, o Brasil tem realizado lances no intuito de consolidar posições junto aos países vizinhos através de novos acordos e parcerias. A Bolívia já se associou ao Mercosul, o Peru já sinalizou positivamente e a Venezuela já afirmou que se associará ao bloco, mesmo que os outros países da CAN não o façam. Além disso, o próprio secretário-geral da Comunidade Andina das Nações, sr. Guillermo Fernández Soto, defendeu a aceleração das negociações entre esta e o Mercosul, a fim de que seja assinado um acordo de livre comércio entre os dois blocos até o final deste ano. Guilhermo Soto avaliou também que:

"a proposta comunitária se enquadra na meta de criar um espaço sul-americano, que envolva valores como integração comercial, diálogo político, defesa das instituições democráticas, integração física, cooperação financeira, proteção ao meio ambiente e desenvolvimento humano" (Gazeta Mercantil, 25/08/03)

Outra iniciativa do governo brasileiro tem sido a de ocupar posições estratégicas no interior de instituições relevantes no continente como o BID, que juntamente com a CAF tem enorme importância na consolidação da IIRSA. Recentemente o Banco Interamericano de Desenvolvimento criou uma nova área de atuação denominada Coordenação Especial para o Programa de Integração Física Sul-Americana, voltada "especificamente para o financiamento de projetos de infra-estrutura na região" (Gazeta Mercantil, 6/08/03). Não por coincidência o titular da nova coordenadoria é o brasileiro Mauro Marcondes Rodrigues, oriundo do BNDES. Segundo Mauro Rodrigues, o foco do BID será o de "financiar projetos conjuntos de integração física entre dois ou mais países da região, montando, para isso, diferentes engenharias financeiras de acordo com as características e necessidades dos projetos" (Gazeta Mercantil, 6/08/03).

As relações entre o BNDES e o BID são consistentes. Como exemplo, basta ressaltar o fato de o primeiro ser o principal parceiro do BID na América do Sul com 14 operações realizadas. Além disso, o banco brasileiro está negociando um empréstimo de cerca de US$ 1 bilhão junto ao Banco Interamericano, e parte desse recurso já está comprometido com o financiamento de projetos previstos pela IIRSA (Gazeta Mercantil, 07/08/03).

Por sua vez, é importante ressaltar o papel do Banco Interamericano de Desenvolvimento nesse contexto. O BID é uma instituição financeira multilateral regional que tem como acionistas não somente países do continente americano, com exceção de Cuba, mas também nações do Oriente Médio, da Ásia e da Europa . O poder de voto de cada país membro no interior do banco é definido pela subscrição de capital. Nesse sentido, "a divisão aproximada das subscrições é a seguinte: América Latina e Caribe, 50%; Estados Unidos, 30%; Japão, 5%; Canadá, 4%; outros países não-mutuários, 11%” (BID, 2000c). Brasil e Argentina estão empatados em segundo lugar enquanto acionistas do BID, e estes juntamente com o México possuem quase o mesmo número de ações dos Estados Unidos. Ou seja, governos como o brasileiro, mexicano e argentino são sujeitos ativos desse processo e, juntamente com os EUA, os principais responsáveis pela orientação política do banco no nosso continente.

Em relação à integração econômica da América Latina, o BID tem atuado no intuito de, segundo seus documentos, contribuir para adaptar essa parte do continente "a uma economia global, patrocinando liberalização do comércio, reforma alfandegária e acordos regionais e sub-regionais de comércio, no sentido de atrair investimentos produtivos e obter acesso aos mercados internacionais" (BID, 2000c). Atualmente, o BID tem somado esforços com a Organização dos Estados Americanos - OEA e com a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe – CEPAL no estabelecimento da agenda continental, em função da constituição da Área de Livre Comércio das Américas - ALCA a partir de 2005. Suas diretrizes políticas, que orientam os financiamentos e o apoio técnico da instituição para os países latino-americanos, têm como objetivo principal criar as condições para a integração econômica daqui a dois anos.

E o governo brasileiro tem se utilizado da posição do país no interior do BID, já que é um dos sócios majoritários da instituição e um dos principais tomadores de empréstimos, para garantir a implementação da IIRSA. Esta atende sobremaneira as demandas de poderosos grupos econômicos nacionais e multinacionais, e conta com a simpatia e o engajamento dos governos sul-americanos. Daí que a liderança do Brasil nesse processo não encontra resistência de maior envergadura por parte dos nossos vizinhos, posto que seus governos têm interesse que a IIRSA siga adiante. Além, é claro, do apoio dos Estados Unidos, já que a integração da América do Sul somada ao que ocorre de forma semelhante na América Central com o Plano Puebla-Panamá, é de fundamental importância para o futuro da ALCA no continente.

A integração da infra-estrutura física sul-americana nas áreas de telecomunicações, transporte e energia, deve ser entendida como uma etapa para completar e consolidar as reformas estruturais ora em andamento nos diversos países do continente (BID, 2000a). Tal estratégia assenta-se numa premissa básica: ampliar a participação da iniciativa privada para as atividades que hoje são realizadas unicamente - ou em grande parte - pelos Estados Nacionais. Nesse sentido, o papel do Estado é repensado no intuito de que ele fique restrito às ações de regulação, planificação e financiamento da infra-estrutura e seus serviços, cabendo a ele também a tarefa de continuar com intervenções para viabilizar iniciativas nacionais e regionais, "cujos dividendos econômicos e sociais de longo prazo não são suficientemente atrativos a inversões financeiras privadas" (BID, 2000a, p. I-5). Ou seja, as áreas que não oferecem condições vantajosas para a obtenção de lucros à iniciativa privada deverão ser atendidas pelas ações do Estado até que as mesmas tornem-se "atraentes".

A IIRSA está fundamentalmente voltada ao atendimento das demandas do mercado externo, da produção e comercialização de mercadorias de grande aceitação no mercado internacional. Por necessitar de grande quantidade de capital para ser implementada, a IIRSA traz em seu bojo toda uma rede de mecanismos para atrair a iniciativa privada para participar de todas as fases da estratégia, desde a concepção dos projetos até a posterior gestão dos empreendimentos. Não obstante, a integração física prevista pela IIRSA será insuficiente para alavancar o comércio intra-regional, de acordo com os seus formuladores e/ou apoiadores, se os Estados Nacionais não negociarem e firmarem acordos para compatibilizar suas legislações e regras aduaneiras, resolverem problemas fronteiriços etc. Além disso, é necessário que cada país tome a iniciativa para melhorar e ampliar sua própria infra-estrutura física.

No caso do Brasil, as medidas para integrar a nossa infra-estrutura física vêm sendo executadas de modo acelerado desde o primeiro Plano Plurianual do governo Fernando Henrique Cardoso, se consolidou através do Avança Brasil e se mantém com o PPA elaborado pelo atual governo. Não é exagero afirmar que os Eixos Nacionais de Integração e a IIRSA se alimentam mutuamente, posto que estão voltados para a construção da integração regional. O debate atual sobre o estabelecimento da Parceria Público Privada - PPP buscada pelo governo Lula, é a tentativa de atrair o setor empresarial para essa empreitada.

Com relação à Amazônia, o Avança Brasil, em particular, previu a construção de 10 hidrelétricas, 14 portos, 8.000 km de estradas, 2.000 km de ferrovias, 03 hidrovias, 04 aeroportos e 02 gasodutos totalizando R$ 40 bilhões. Até o momento o aeroporto de Belém foi ampliado, a hidrovia-Madeira-Amazonas está em atividade, o porto de Santarém está sendo modernizado e parte dele foi arrendado à Cargil por 25 anos, há perspectiva de continuidade da Ferrovia Norte-Sul até Belém ou Porto de Itaqui (MA), a estrada que liga Manaus a Boa Vista foi concluída e a parte brasileira da rodovia que ligará o Brasil aos portos do Peru no Pacífico também está pronta, a hidrovia Araguaia-Tocantins está sendo implementada de forma fragmentada para burlar as determinações do Ministério Público Federal, o Amapá estará ligado à Guiana Francesa por via rodoviária, Roraima já recebe energia da hidrelétrica de Guri (Venezuela) e os estudos para o complexo do rio Madeira estão na agenda governamental. A execução desse conjunto de empreendimentos, que se articularão com os projetos previstos na IIRSA, visa, entre outras coisas: a) garantir o acesso de mercadorias produzidas no Brasil - do Centro-Oeste, em especial - ao mercado internacional, seja a Europa, a América do Norte e Caribe, a América do Sul ou a Ásia (corredor de exportação); b) consolidar nossa região como grande exportadora de energia para os centros econômicos dinâmicos brasileiros do Sudeste e Nordeste, principalmente; c) manter a Amazônia como exportadora de produtos primários. Em vista disso:

"A orientação observada na política nacional é a de traçar medidas que reforcem a integração de mercados com os países que se alinham nas amplas fronteiras da região amazônica, sob a liderança pretendida do Brasil. Essa dinâmica do jogo equaciona, a nosso ver, de outra forma, o lugar da Amazônia na atual geopolítica, como estratégia nacional. É possível que se esteja inclusive em face de uma revisão da noção de fronteira, não mais somente como espaço de (re)conquista e ocupação de atores econômicos e sociais, de novos usos dados aos recursos naturais, mas como fronteira cujo papel político é redefinido pela sua capacidade de potencializar a integração de mercados para além dos limites nacionais, substituindo a noção de mercados protegidos, valorizada no discurso nacionalista" (CASTRO, 2001, 7)

A concepção de alguns dos projetos previstos para a Amazônia sofreu alterações substanciais. No caso da construção de novas hidrelétricas, por exemplo, a demanda não se reduz somente à produção e distribuição de energia. Não. Agora, além disso, as hidrelétricas têm também como função contribuir para dotar os rios amazônicos de condições de navegabilidade para embarcações de grande calado, adequadas para o transporte de um volume maior de produtos direcionados ao mercado internacional. Hidrelétricas e eclusas são pensadas de forma conjunta. Daí que energia e transporte são partes de uma estratégia, diferentemente do que ocorria no passado em que uma não estava necessariamente acoplada a outra, como no caso das eclusas de Tucuruí em relação à barragem. O caso do Complexo do Rio Madeira, comparado por Carlos Lessa, presidente do BNDES, à construção de Brasília, é exemplar:

"Com custo aproximado de R$ 14 bilhões, ou cerca de US$ 5 bilhões, o projeto envolve a construção de duas usinas elétricas, entre 4 mil e 4,8 mil quilômetros de aquavias e 30 milhões de hectares destinados ao plantio de soja, visando à ocupação de fronteira. Segundo Lessa, o Complexo do Rio Madeira completa um processo de ocupação do interior da América Latina, com imensa potencialidade para o agronegócio" (Agência Brasil, 6/08/03)

Abrir e consolidar novos mercados, competir, reduzir custos, eficiência e qualidade, essas são algumas das palavras-chave do momento que orientam os novos projetos. E a Amazônia, mais uma vez, está no centro desse debate por causa da sua posição geopolítica estratégica e suas potencialidades econômicas. Parecemos viver uma espécie de revival pós-moderno do "terra sem homens para homens sem terra", ou do "integrar para não entregar" - em que pese a entrega estar sendo feita há tempos.

A globalização revaloriza os lugares e os lugares potencializam a globalização que está aí (SANTOS: 2000). E a Amazônia está sendo revalorizada pelo grande capital por conta da sua posição geopolítica privilegiada, que favorece a integração regional.

____________________________________________________
A AMÉRICA do Sul fisicamente unida. Gazeta Mercantil. São Paulo, p. A-3, 8/08/2003.

BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO - BID. Un Nuevo Impulso a la Integración de la Infraestructura Regional en América del Sur. Dez. 2000a. Disponível em: http://www.iadb.org/. Acesso em: 8 jun. 2002.

Reunião de Presidentes da América do Sul: Plano de Ação para a Integração da Infra-estrutura Regional na América do Sul. Brasília, 1 de setembro/2000b. Disponível em: http://www.iadb.org/. Acesso em: 8 jun. 2002.

Informações Básicas, 2000c. Disponível em: http://www.iadb.org/. Acesso em: 8 jun. 2002.

Comunicado à Imprensa, 2002. Disponível em: http://www.iadb.org/news/. Acesso em: 10/03/2002.

BANCO NACIONAL DE DESNVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Protocolo de Cooperação. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/. Acesso em: 20/08/03.

BID VAI financiar integração física sul-americana. Gazeta Mercantil. São Paulo, 06/08/03.

BNDES NEGOCIA mais US$ 1 bilhão. Gazeta Mercantil. Rio de Janeiro, 07/08/03.

CAN DEFENDE união com Mercosul. Gazeta Mercantil. São Paulo, p. A-10, 25/08/03.

CASTRO, Edna Ramos de. Estado e Políticas Públicas na Amazônia em face da Globalização e da Integração de Mercados. In. Estado e políticas públicas na Amazônia: gestão do desenvolvimento regional/organização: Maria Célia Nunes Coelho, Armin Mathis, Edna Castro, Thomas Hurtienne. - Belém: Cejup: UFPa-NAEA, 2001.

LESSA COMPARA o projeto do complexo rio Madeira à construção de Brasília. Agência Brasil. Rio de Janeiro, 06/08/2003. Disponível em: http://www.radiobras.gov.br/. Acesso em: 10/08/2003.

SANTOS, Milton. Território e Sociedade. Entrevista concedida a Odete Seabra/Mônica de Carvalho/José Corrêa Leite em fev. 2000. São Paulo : Fundação Perseu Abramo, 2000.

TOLEDO Y LULA firman acuerdos de cooperación en la Amazonia. Agencia de Noticias Amazonia, 27/08/03. Disponível em: agenot@aldhu.com.

Comentarios