O Latifúndio dos Eucaliptos. Informações básicas sobre as monoculturas de árvores e as indústrias de papel

Idioma Portugués
País Brasil

Esta cartilha é uma tentativa de ampliar a discussão sobre os impactos - sociais, econômicos e ambientais - destes novos latifúndios que hoje expulsam nosso povo do campo e ameaçam a natureza. São três grandes empresas que pretendem adquirir cerca de um milhão de hectares de terra que serão utilizados para o plantio da monocultura de eucalipto e pinus, para a produção de celulose e papel

No dia 08 de março de 2006, muita gente ficou sem entender porque duas mil mulheres camponesas gaúchas realizaram uma ação política de desobediência civil, contra a empresa multinacional Aracruz Celulose, para chamar a atenção dos males que as monoculturas do agronegócio multinacional, em especial os novos latifúndios de eucalipto e pinus, causam ao povo e ao meio-ambiente. Antes da ação das mulheres da Via Campesina, o debate sobre os Desertos Verdes estava bloqueado ao grande público. A grande mídia perseguiu as mulheres e promoveu forte campanha de criminalização, mas a ação chamou a atenção do grande público para o problema e despertou o debate na sociedade.

Nesta cartilha, procuramos trazer um conjunto de informações para aprofundar o debate e o estudo sobre o tema, provocado e iniciado com o conjunto da população, em março de 2006.

Via Campesina
Rio Grande do Sul
2006

Para acceder a este documento (formato PDF) haga clic en el archivo a continuación

Comentarios