Relatório "Violência contra os povos indígenas no Brasil" - DADOS DE 2015

Por CIMI
Idioma Portugués
País Brasil

No entender do Cimi, esses levantamentos das violações aos direitos indígenas têm um único sentido: servir como instrumento de denúncia para que medidas sejam tomadas e, com isso, as violências, que são práticas contínuas, venham a ser combatidas, diminuídas, e que se consiga chegar a uma realidade justa, na qual sejam respeitados os direitos humanos.

Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

 

Denunciamos as violências e combateremos as injustiças!

 

É com um sentimento de profunda indignação que o Conselho Indigenista Missionário apresenta, neste Relatório de Violência contra os Povos Indígenas do Brasil, os dados referentes às ocorrências de 2015. Indignação porque se repetem e se aprofundam as mesmas práticas criminosas, sem que medidas tenham sido efetivamente adotadas. Permanece o quadro de omissão dos poderes públicos, que se negam a respeitar e cumprir a Constituição Federal no que tange à demarcação, proteção e fiscalização das terras; permanece a realidade de agressões às pessoas que lutam por seus legítimos direitos, tais como assassinatos, espancamentos, ameaças de morte; agravamse os ataques contra comunidades, especialmente aquelas mais fragilizadas e que vivem em acampamentos; permanece a invasão e devastação das terras demarcadas.

Para acceder al informe (PDF) haga clic en el enlace a continuación y descargue el archivo:

 

 

Temas: Criminalización de la protesta social / Derechos humanos, Pueblos indígenas

Notas relacionadas:

Juventudes sindicales debaten el futuro del trabajo en plataformas en encuentro global de la CSI y FES

Juventudes sindicales debaten el futuro del trabajo en plataformas en encuentro global de la CSI y FES

Campesinos hondureños denuncian crisis agraria y represión

Campesinos hondureños denuncian crisis agraria y represión

A 147 años de la “Campaña del Desierto”: la masacre sistemática y el genocidio territorial contra los Pueblos Originarios en Argentina

A 147 años de la “Campaña del Desierto”: la masacre sistemática y el genocidio territorial contra los Pueblos Originarios en Argentina

Comentarios