10 anos de luta: contra o agronegócio, por comida, saúde e justiça social

A simbologia de um aniversário de 10 anos nos impele, necessariamente, a olhar para trás. E este olhar pode não parecer nada agradável: mais agrotóxicos registrados, maior consumo, mais intoxicações, agrotóxicos na água, no ar, na comida, nas escolas. E nas plantações, até mesmo naquelas que deveriam ser livres de venenos. Ao vermos, depois de 10 anos, o agronegócio dominando o cenário político, nos perguntamos: “Por que lutar? Valeu a pena? Vale a pena?”.

Lutamos porque é necessário. Lutamos porque é da nossa natureza!

E se a Campanha Contra os Agrotóxicos não existisse? Seria pior? Ou não faria diferença? Esta avaliação não cabe a nós. Somos fruto de um processo histórico, não de 10 de anos, mas de 100, 1000 ou 10.000 anos! E o papel que a História nos impõe é engrossar as fileiras da resistência, todos os dias, para que daqui a 10, 100, 1000 anos, a vida pulse de forma mais justa.

Para celebrar a certeza de que nós no Brasil e no mundo inteiro lutamos em defesa da vida, convidamos as organizações do campo popular a se somarem na condução das atividades que serão desenvolvidas ao longo de todo este ano, sob o lema “Contra o agronegócio, por comida, saúde e justiça social!”.

Compartilhamos abaixo as primeiras ações programadas:

Dia 07 de abril - Dia Mundial da Saúde e data de aniversário da Campanha:

Faremos projeções em prédios em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, das 20h às 21h. Pedimos que deem visibilidade a esta ação, compartilhando fotos e vídeos nas redes sociais, usando o @contraosagrotoxicos e as tags: #AgrotoxicoMata #EmDefesadoSUS #ForaBolsonaro #VacinaSalvaBolsonaroNão

Disponibilizaremos neste drive sugestões de conteúdo para ação nas redes, como artes para redes sociais e release para site.

12 a 14 de abril, das 19h às 20h30 - Seminários via Zoom

Realizaremos um seminário ampliado, voltado para as organizações e militância que constroem o dia a dia da Campanha. Serão momentos de estudo, debates e exposições em torno do lema dos 10 anos, aprofundando as linhas de ações e enfrentamento que se conectam diretamente com as necessidades atuais da nossa conjuntura.

Clique aqui para saber mais

Clique aqui para se inscrever

Dia 15 de abril - Live comemorativa dos 10 anos e de lançamento do dossiê “Contra o Pacote do Veneno e em Defesa da Vida”

Vamos dialogar sobre o lema que norteará nossas ações ao longo do ano, e lançar novo Dossiê construído em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). O material denuncia os riscos de o Brasil aprovar o PL 6299/02, que visa flexibilizar o marco regulatório de agrotóxicos, retrocedendo ainda mais na perspectiva de proteção à saúde e ao ambiente. Em contraponto, apresenta a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos - PNARA (PL 6670/16), que também aguarda votação no Plenário da Câmara e propõe medidas para a promoção da agroecologia e da produção orgânica no país.

Clique para saber mais

Fonte: Campanha Permanente Contra os Agrotoxicos e Pela Vida

Temas: Agrotóxicos, Soberanía alimentaria

Comentarios