O Brasil está longe de sua soberania alimentar
A soberania alimentar é o direito fundamental dos povos de decidir sobre a produção e o consumo de seus alimentos, com prioridade para a agricultura familiar camponesa e agroecológica. Apesar de ser um passo essencial para o desenvolvimento do Brasil como nação, por que nosso país ainda não alcançou a soberania alimentar?
Concentração de terras e monocultura
O Brasil sofre com uma enorme concentração fundiária, onde a maior parte das terras está nas mãos de grandes proprietários e corporações do agronegócio.
Esse modelo favorece a monocultura de commodities para exportação, como soja, milho e carne, em vez da produção diversificada de alimentos para o consumo interno. Essa concentração afeta o acesso dos pequenos agricultores à terra e prejudica a produção de alimentos básicos para a população brasileira.
Prioridade e expansão do Agronegócio
O governo através das políticas agrícolas brasileiras, historicamente, favorece o agronegócio voltado para exportação, deixando de lado a agricultura camponesa familiar e a agroecologia, que são responsáveis pela produção da maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.
Aumento no uso de Agrotóxicos (veneno)
O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, tendo aplicado mais de 720 mil toneladas de veneno em lavouras em 2021, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e o seu uso intensivo prejudica a qualidade dos alimentos, a saúde dos trabalhadores rurais e contamina os solos e os cursos d’água. Essa dependência de um modelo de produção baseado no uso de venenos limita o desenvolvimento de uma agricultura saudável, que respeite o meio ambiente e os consumidores
Queda na produção de alimentos
A queda na área plantada e na produção de alimentos básicos como feijão, arroz e mandioca no Brasil nos últimos anos é preocupante. Esses alimentos, fundamentais para a dieta da população, têm tido suas áreas plantadas e volume de produção reduzidos.
Leia a coluna completa do Movimento dos Pequenos Agricultores (@mpa.brasil) em midianinja.org/opiniao

