Via Campesina protesta contra transnacionais nesta sexta-feira na COP

Idioma Portugués
País Brasil

As empresas transnacionais, com representantes nas delegações de diversos países, tentam colocar os recursos naturais a seu serviço para aumentar o lucro e dominar a cadeia produtiva de alimentos, desde as sementes, passando pela produção e processamento, até o comércio por meio das grandes redes de supermercado

A Via Campesina mobiliza 5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais para um grande ato de encerramento da COP-8 (8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica), nesta sexta-feira (31/3), às 8h, na porta principal do Expotrade, sede das discussões da reunião internacional. Os delegados e ministro do Meio Ambiente de mais de 180 países ligados à ONU (Organização das Nações Unidas) discutem desde 20 de março o futuro da biodiversidade na humanidade.

As empresas transnacionais, com representantes nas delegações de diversos países, tentam colocar os recursos naturais a seu serviço para aumentar o lucro e dominar a cadeia produtiva de alimentos, desde as sementes, passando pela produção e processamento, até o comércio por meio das grandes redes de supermercado.

A empresas seguem o ritmo do mercado, alheio ao povo, para definir o que deve produzir. Por isso, optam pela monocultura e pelo uso de agrotóxicos, em grandes terras, com o objetivo de produzir maiores quantidades para aproveitar os preços no mercado internacional, independente das necessidades das populações.

A transgenia é mais um elemento pelo qual das empresas privadas globais pretender cumprir sua estratégia de transformar a agricultura e alimentação em mercadoria, impedindo pela contaminação as outras formas de produção. Por isso, a insistência na aprovação das sementes Terminator e das árvores transgênicas.

Por outro lado, os movimentos sociais camponeses e organizações não governamentais defendem o modelo de produção agrícola, baseado em pequenas propriedades. A agroecologia é o contraponto à produção que estraga a terra e exagera em agrotóxicos, uma vez que se sustenta na produção familiar e no uso de insumos orgânicos para oferecer à sociedade mundial e brasileira alimentos limpos e de qualidade para o mercado interno. Nesse sentido, a soberania alimentar é um conceito e princípio fundamental, que defende que cada país deve ter condições de produzir seus próprios alimentos.

Os pequenos e médios agricultores já alimentam a população das cidades e do campo no Brasil, com a produção dos alimentos característicos do brasileiro. Para continuarem a produzir e, ainda mais, ampliar a plantação de alimentos, é preciso que o Brasil e o mundo mantenham a agricultura e alimentação nas mãos dos camponeses, como em toda a humanidade.

BOLETIM DA VIA CAMPESINA
Direto da COP-8
Curitiba - PR
30 de março de 2006

Comentarios