Brasil

Chile

El 16 de octubre se celebra el Día Mundial por una Alimentación Saludable y la Soberanía Alimentaria, aquí las actividades que se realizaron ese día en Chile y el Brasil.

Luchas y actividades en el marco del Día Mundial por una Alimentación Saludable y la Soberanía Alimentaria

Megaproyectos

“La vía que creemos que es la más eficiente y en la cual debemos poner esfuerzos para cambiar esta sociedad es la vía de la presión popular, la organización de los pueblos y su capacidad de lucha, de movilización y de presión”, explicó a Radio Mundo Real Robson Formica, integrante de la Coordinación Nacional del Movimiento de Afectados por Represas (MAB, por sus siglas en portugués).

Audio - Con Robson Formica: balance del 8º Encuentro Nacional de Afectados por Represas

ALIMENTAR-brsust1-1024x768-300x225

“É o direito dos povos a definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o direito à alimentação a toda a população, com base na pequena e média produção, respeitando suas próprias culturas e a diversidade dos modos camponeses de produção, de comercialização e de gestão, nos quais, a mulher desempenha um papel fundamental.” Via Campesina Internacional.

Comida Justa E Saudável: O Que Você Não Sabe Sobre Soberania Alimentar

14_10_2017_hidreletrica_programa_de_aceleracao_ao_crescimento_flickr

Impacto das hidrelétricas produz ‘refugiados do desenvolvimento’ – Para construção dessas obras, populações inteiras têm aberto mão de seus modos de vida, cultura e técnica.

Brasil: Refugiados do desenvolvimento: a naturalização do sofrimento das populações atingidas pelas hidrelétricas

Transgénicos

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), “é uma farsa”, diz Antônio Andrioli, membro do colegiado responsável por avalizar o uso de transgênicos no país, entre outras coisas.

CTNBio "é uma farsa", diz membro da entidade que avalia uso de transgênico no Brasil

maria saraca

Alardeado como nova fronteira agrícola do país, estado reproduz problemas enfrentados em toda a Amazônia durante o “boom” do agronegócio: desmatamento, grilagem de terras e conflitos no campo.

Brasil - Amapá: no olho do furacão do agronegócio e da especulação fundiária

MST 1

"A Jornada Nacional de Lutas de Outubro já mobiliza cerca de dez mil militantes dos estados de Mato Grosso, Goiás, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Ceará e Paraíba, além do Distrito Federal. Foram ocupadas dez unidades do Incra".

Brasil: Contra cortes na Reforma Agrária e por alimentação saudável, MST se mobiliza em Jornada Nacional

IMG_0908-300x200

O primeiro, de propriedade, produção, pesquisa, assistência técnica, apropriação da natureza e de modelos tecnológicos. A hegemonia tem sido do latifúndio, da dependência tecnológica, do uso intensivo de insumos externos, da monocultura voltada para o mercado externo e do controle da indústria sobre a produção primária.

Brasil: A resistência camponesa frente a monocultura e agronegócio