Brasil

fusiones

Mais concentração, sob esse ponto de vista, significa mais poder do agronegócio para dificultar a vida da agricultura camponesa.

Gigantes do agronegócio: o risco das fusões para a agroecologia

teia povos

"Cuando los trabajadores del Terra Vista conquistaron la tierra, debido a la deforestación generalizada previamente practicada por el terrateniente de la zona, el lugar estaba totalmente degradado. La plantación de la caoba, junto con cientos de otros árboles, condujo a la recuperación de un paisaje que hoy encanta a todos los visitantes. Allí cerca están los campos de cacao orgánico del asentamiento, que sirve de materia prima para un chocolate de alta calidad."

Brasil: El poder de la semilla

O capitalismo pode destruir nossa sociedade de ‘25’ maneiras diferentes

Essa foi a conclusão dos mais de 1,5 mil Sem Terra, que participam do 29º Encontro Estadual do MST na Bahia.

“O capitalismo pode destruir nossa sociedade de ‘25’ maneiras diferentes”

Repúdio ao despejo da ocupação Colonial e à prisão de Guilherme Boulos

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem manifestar seu completo repúdio à ação violenta de reintegração de posse realizada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo nesta manhã (17 de janeiro), ao despejar 700 famílias da ocupação Colonial, na zona leste da capital.

Brasil: Repúdio ao despejo da ocupação Colonial e à prisão de Guilherme Boulos

Por MAB
Tierra, territorio y bienes comunes

Chega a cinco o número de reintegrações de posse envolvendo três áreas tradicionais Guarani e Kaiowá determinadas pela 2ª Vara da Justiça Federal de Dourados (MS), no final de dezembro. O caso mais urgente, em que a Polícia Federal pode fazer a retirada da comunidade a qualquer momento, é o tekoha - lugar onde se é - Yvu Vera.

Brasil: Com despejos iminentes, indígenas Guarani Kaiowá afirmam que resistirão nas terras tradicionais

Por CIMI
matopiba1

De “última fronteira agrícola do país” a projeto abortado pelo governo por falta de verbas, Matopiba segue nos planos dos investidores, continua sendo um desafio para povos e comunidades tradicionais e uma ameaça para o cerrado.

Brasil - Matopiba: na fronteira entre a vida e o capital

Articulando11-250x300

Além de identificar e refletir sobre a atuação internacional de atores sociais brasileiros vinculados às questões agrária e agroalimentar, esta publicação registra em fichas suas diversas experiências transnacionais. Para dar visibilidade à riqueza e ao legado destes processos, o Observatório elaborou um material compacto, repleto de informações detalhadas, que inclui países e movimentos parceiros, estratégias de ação, objetivos, bem como atividades e resultados gerados por estas experiências.

Articulando Resistências no Sul Global - Experiências de Movimentos Camponeses, Sindicatos Rurais e Organizações Não-Governamentais

MST debate os desafios na luta pela Reforma Agrária Popular em Alagoas

“2017 será um ano desafiador, mas que não irá desanimar as lutadoras e lutadores da Reforma Agrária Popular. Permaneceremos atentos, organizados e mobilizados"

Brasil: MST debate os desafios na luta pela Reforma Agrária Popular em Alagoas