Brasil: Anvisa perde disputa de poder com a CTNBio

Idioma Portugués
País Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) perdeu a queda-de-braço para a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e não conseguiu ampliar seus poderes para controlar a liberação comercial de produtos transgênicos

Em reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a Anvisa admitiu transformar uma resolução com normas para avaliação da segurança de transgênicos em um documento consultivo, que apenas irá auxiliar decisões de representantes do Ministério da Saúde. O desfecho desarmou a crise que havia se instalado no governo e foi anunciado ontem por Temporão.

A decisão foi tomada em uma reunião do Conselho Nacional de Biossegurança, convocada especialmente para encontrar uma solução para o problema. “A consulta pública irá continuar, mas o roteiro para análise de processos sobre segurança de transgênicos será apenas um subsídio”, afirmou Temporão ao final do encontro do conselho.

Para o ministro, a resolução feita pela Anvisa feria os poderes da CTNBio, definidos por lei. “Órgãos de fiscalização, como Ibama e Anvisa, podem atuar no processo todo. Como fizeram no caso do milho transgênico: insatisfeitos com a forma de aprovação do processo, ingressaram com recurso”, explicou Temporão.

Formado por 11 ministérios, o Conselho Nacional de Biossegurança é o órgão máximo do País para decidir sobre a liberação comercial de produtos transgênicos. O impasse surgiu em julho, quando a Anvisa colocou em consulta pública um roteiro que teria de ser seguido por todas as empresas interessadas em ter seus produtos transgênicos liberados comercialmente. Na justificativa, a Anvisa afirmava que entre suas atribuições estava zelar pela segurança dos alimentos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

ComuniWEB, Brasil, 10-08-07

Comentarios