Brasil: Lula e ministros não chegam a decisão sobre transgênicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira com dez ministros para discutir mais um problema envolvendo a liberação da plantação de soja transgênica no país
Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, no entanto, o encontro não foi conclusivo.
Desta vez, o governo avaliou o pedido dos agricultores gaúchos de se liberar o uso do herbicida à base de glifosato nas mudas já germinadas. Os produtores que usam sementes transgênicas afirmam que este é o único produto disponível para o combate das pragas na plantação. Sem o uso do herbicida, a rentabilidade das lavouras fica prejudicada.
Biossegurança - A cúpula do governo também discutiu a Lei de Biossegurança do país, que pretende criar regras para dificultar a pirataria dos recursos biológicos do país. A questão é importante para que não haja roubo de patentes de plantas medicinais do país.
Assim como no caso dos transgênicos, a reunião sobre o tema não foi conclusiva. Um novo encontro foi marcada para a próxima terça-feira (21).
Participaram da reunião os ministros da Fazenda, Antonio Palocci; da Casa Civil, José Dirceu; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Saúde, Humberto Costa; do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto; da Agricultura, Roberto Rodrigues; da Justiça, Marcio Thomaz Bastos; da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci; da Secretaria de Comunicação, Luiz Gushiken; e da Advocacia Geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro. (Do Diário OnLine).
Agrolink, Internet, 15-10-03