Brasil: MG pode ser área livre de transgênico, por Rafael Sânzio

Minas Gerais poderá solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o status de área livre de soja transgênica

De acordo com o governador Aécio Neves (PSDB), o assunto ainda está em discussão entre o Secretário de Estado da Agricultura de Minas, Odelmo Leão, e os produtores rurais representados pela Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg). ?Eu diria que esta é uma tendência, mas nós estamos fazendo todas as consultas necessárias àqueles que trabalham na área, sobretudo à Federação da Agricultura" _ afirmou ontem o governador mineiro, ao sair da convenção estadual do PSDB, realizada na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.

A declaração de área livre de soja transgênica está prevista na Medida Provisória 131, que autorizou o plantio de sementes de soja modificada geneticamente que tenham sido guardadas da última safra. A autorização só vale para a safra 2003/2004, cujo plantio começou em outubro.

Para ser declarado em área livre de soja transgênica, o Estado deve formalizar o pedido ao Mapa e apresentar dados com informações sobre o mapeamento de áreas produtoras onde não foi verificada a presença do grão transgênico. Em Minas Gerais, até o momento, não há registro do plantio de soja transgênica, mas o presidente da Comissão de Cereais da Faemg, Ma Tien Min, não descarta a hipótese de que isso tenha acontecido em pequena escala.

Na safra 2002/2003, o Rio Grande do Sul liderou o ranking da produção de soja transgênica no país. Cerca de 75% da produção, de 8,902 milhões de toneladas daquele estado, foram transgênicos, conforme estimativa da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). Mas a fiscalização sanitária do Paraná também já identificou carregamentos de soja transgênica oriundos do Mato Grosso.

A safra de soja transgênica brasileira foi para a mesa dos consumidores, conforme noticiou ontem o HOJE EM DIA. Comprada indiscriminadamente por indústrias, a soja transgênica misturou-se à soja convencional nos silos de armazenamento a granel do país, e foi direcionada para os mercados interno e externo.

Agrolink, Internet, 27-10-03

Comentarios