Brasil: Piauí quer ser declarado zona livre de plantio de soja transgênica

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), quer que o Estado seja declarado zona livre do plantio de soja transgênica

Um dia antes de embarcar na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Espanha na última quinta-feira (23), Dias encaminhou um ofício ao Ministério da Agricultura com o pedido.

Para que uma região seja declarada livre de transgênicos, no entanto, é preciso ter reconhecimento científico, com base em exames laboratoriais, que comprove a não-existência de plantas modificadas geneticamente.

O secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Sérgio Vilela, disse não existir a análise laboratorial da última safra de soja colhida no Estado. Desde 2001, uma lei estadual proíbe o plantio de soja transgênica no Piauí. "Como o debate (sobre liberação dos transgênicos) não existia na safra passada, isso (a análise laboratorial da soja) não foi feito.

O governo decidiu que fará o acompanhamento da próxima safra para que o Piauí seja considerado área livre de transgênicos", disse. Segundo o secretário, nenhum produtor de soja do Estado registrou o uso de sementes geneticamente modificadas para o plantio da próxima safra.

O cultivo de soja no Piauí começa no próximo mês, após a ocorrência das primeiras chuvas da estação. O grão ganhou importância econômica no Estado há cerca de três anos, quando começou a ser cultivado em larga escala no sul piauiense, nos municípios de Uruçuí e Bom Jesus do Piauí. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Dalton Macambira, o governo do Estado acredita na existência de um mercado internacional para produtos não-transgênicos. Toda a produção de soja do Piauí, que neste ano foi de 320 toneladas, é consumida no Estado. Atualmente, são cultivados 152 hectares de soja. (Agência Folha)

WWI-Worldwatch Institute / UMA-Universidade Livre da Mata Atlântica, Internet, 27-10-03

Comentarios