Brasil: ativistas protestam contra transgênicos
Numa campanha mundial para alertar os consumidores contra os riscos de consumir alimentos transgênicos sem ainda terem sido comprovados danos contra a saúde e ao meio ambiente, ativistas do Greenpeace, representantes do Crea e Movimento das Donas de Casa de Salvador fizeram ontem uma manifestação na Barra, em frente ao Supermercado Bom Preço
Com faixas exibindo sua indignação diante da liberação precoce da soja transgênica no país e pela falta de cumprimento da lei de rotulagem, eles, que participaram de um seminário sobre o assunto na Fundação Luís Eduardo Magalhães, distribuíram uma cartilha com a lista dos produtos com ou sem transgênico, o Guia do Consumidor. Eles aproveitaram o sinal vermelho do semáforo para alertar a população.
A iniciativa faz parte, segundo a coordenadora da campanha de consumidores, Tatiana Carvalho (Greenpeace), da campanha Consumidores em Ação, iniciada no Dia mundial da Alimentação (16/10) em Brasília, e já passaram quatro capitais. Dentro do estabelecimento, os ativistas pegaram rótulos dos produtos da lista vermelha do Guia do Consumidor e devolveram ao estabelecimento itens que podem ter sido fabricados com matérias-primas geneticamente modificadas.
- Crea: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia
Correio da Bahia, Salvador, Brasil, 21-11-03