Brasil: governo não permitirá plantio de transgênicos

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse há pouco, na abertura do seminário ?Transgênicos e a Sociedade Brasileira?, que se realiza no Ministério do Planejamento, que o governo não permitirá o plantio de soja transgênica, este ano

Brasília - ?A lei será cumprida, essa é a determinação do presidente da República?, afirmou Dirceu, no evento promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Segundo ele, a medida provisória que autorizou a comercialização da safra transgênica 2002/2003 de soja gaúcha foi elaborada com a participação de todos os setores envolvidos e previa a comercialização daquela safra, para evitar uma perda que poderia chegar a R$ 10 bilhões, porém a proibição de futuro plantio. ?Todos os setores concordaram com a medida provisória e sabiam que iria ser cumprida, porque é a lei?, observou Dirceu. Ele disse, ainda, que o assunto está sendo discutido com os produtores pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

?O governo, como é da nossa natureza, em primeiro lugar dialoga e, em segundo lugar, faz cumprir a lei, não duvidem disso?, afirmou. Ele informou que, no encontro de sexta-feira passada entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, George Bush, este expressou sua opinião a favor dos transgênicos e Lula, a posição brasileira, que é a de discutir o assunto com a sociedade. Dirceu disse que é necessário o Congresso tomar uma decisão sobre o assunto, até o fim deste ano. (AN)

Agrolink, Internet, 25-6-03

Comentarios