Brasil: soja transgênica gaúcha produz menos que convencional paranaense

Idioma Portugués
País Brasil

A soja transgênica gaúcha produziu na safra de 2005 cerca de 565 kg por hectare contra 2300 kg por hectare da soja convencional produzida no Paraná. Calcula-se que atualmente somente 8% da safra gaúcha seja de soja convencional

A diferença é tão gritante que o governo do estado do Paraná lançou uma campanha na TV para provar o quão prejudicial à economia são os transgênicos e que a propalada maior produtividade da soja transgênica não passa de balela da transnacional Monsanto, interessada apenas em cobrar royaltes dos agricultores e mantê-los sob seu controle.

Os defensores da transgenia podem até gritar e dizer que em 2005 o RS foi atingido por uma grande seca, o que é verdade. Mas verdade também é em 2004 a seca atingiu o PR e RS da mesma forma e a produtividade paranaense foi maior que a gaúcha em 1100 kg por hectare. E aí? Vão dizer o quê agora? Além de produzir menos, a soja transgênica permite que a Monsanto cobre até R$ 0,88 por quilo (R$ 44,00 por saca de 50 Kg) de soja transgênica produzida pelos os agricultores que "oficializaram" sua plantação transgênica ou 2% sobre o valor da safra total para aqueles que continuarem a usar as sementes contrabandeadas da Argentina sem "legalizá-las" junto a transnacional.

O argumento econômico em favor da soja transgênica é cada vez mais débil já que além de produzir menos e pagar royalties o produtor do transgênico ainda perde 10% de bônus que algumas empresas de moagem de soja estão pagando para ter o grão convencional.

TIE-Brasil, Internet, 10-9-05

Comentarios