Ecologista critica Brasil por permitir transgênicos

Idioma Portugués
País Brasil

Uma das maiores autoridades mundiais em produção orgânica no mundo, a ecologista indiana Vandana Shiva passou um pito público no governo brasileiro ontem, na abertura da Biofach, maior feira de produtos orgânicos do mundo, em Nuremberg, na Alemanha

Ao permitir o plantio de transgênicos, o Brasil está revertendo a vantagem competitiva proporcionada por sua biodiversidade, afirmou, referindo-se ao ministro Roberto Rodrigues, que estava na platéia e seria o próximo a falar. Segundo Shiva, é possível reverter o crescimento das lavouras geneticamente modificadas no País. A arma é a mesma que foi usada para aprovar os transgênicos: a criação de regras voltadas à produção ecologicamente correta.

Em 1993, Shiva venceu o Right Livelihood Award, conhecido como Prêmio Nobel Alternativo. Na Índia, ela dirige uma fundação para promover políticas ecologicamente corretas e participa do conselho de meio ambiente do país. Para ela, a produção de orgânicos é a alternativa para os agricultores, especialmente os de pequeno porte, que querem produzir com baixo nível de endividamento.

Plantar orgânicos não tem alto custo. Isto é um mito. Na Índia, os produtores gastam 40% menos sem usar agrotóxicos ou pagar royalties para multinacionais.

Crescimento

Em seu discurso, Rodrigues disse que a produção de orgânicos cresceu 130% no Brasil, nos últimos 15 anos. No mesmo período, a área usada para agricultura aumentou em 27%, e tanto a agricultura orgânica quanto a tradicional são valorizadas pelo Ministério da Agricultura, afirmou.

O governo, disse o ministro, não tem o papel de dizer ao agricultor como ele deve administrar a lavoura. Nossa função é dar condições para que ele possa trabalhar de acordo com sua escolha. Tem espaco para tudo, para o orgânico e para o transgênico. Se não tivesse comprador de transgênico, ninguém produziria com sementes geneticamente modificadas.

O Estado de São Paulo, Brasil, 25-2-05

Comentarios