Estados Unidos começam a perder mercado com soja transgênica

Os Estados Unidos estão começando a registrar pesadas perdas em suas exportações de soja transgênica. A observação é presidente da Claspar, Eduardo Baggio

"Os EUA estão perdendo mercado para sua soja, que é basicamente transgênica. Suas exportações em 2004 (janeiro/agosto) tiveram expressiva queda de 41,5% em volume, caindo de 16 milhões de toneladas em comparação a igual período de 2003, além de uma redução de 14,7% no preço médio por tonelada", informa.

"Mais significativa ainda é a redução de vendas dos Estados Unidos para a União Européia: as exportações caíram de 2,200 milhões de toneladas para apenas 937 mil toneladas, enquanto que as vendas de soja norte-americana para a China despencaram de 5 milhões de toneladas para 2,200 milhões de toneladas", exemplifica.

Informações divulgadas nesta semana nos Estados Unidos dão conta que, pela primeira vez em 50 anos, a balança comercial agrícola norte-americana registrará déficit neste ano. É citado o fato de que o Brasil, exportando soja convencional, terá receita de US$ 9.3 bilhões contra US$ 8,83 bilhões de soja transgênica exportados pelos Estados Unidos.

Agência Estadual de Notícias, Brasil, 14-12-04