Governo e agricultores argentinos lutarão contra a Monsanto

Idioma Portugués
País Argentina

O governo e os agricultores argentinos prometeram nesta quarta-feira (16-03) não ficar de braços cruzados frente à ameaça da empresa Monsanto de cobrar direitos pelo uso de sua tecnologia transgênica nos países que importem soja "RR" da Argentina

A Secretaria de Agricultura argentina tachou de "bravata" a atitude da multinacional americana, que anunciou que todos os embarques de soja transgênica e seus derivados "serão sujeitos a uma ação de força" nos países onde a Monsanto tem a tecnologia patentada, principalmente na Europa.

A companhia enviou ontem uma nota aos exportadores de grãos argentinos na qual afirma que buscará "a assistência das autoridades alfandegárias nos países importadores" para cobrar direitos por patentes.

A Monsanto, que não patenteou na Argentina a tecnologia Roundup Ready (RR, resistente ao glifosato, um potente herbicida), explicou que serão recolhidas amostras dos envios de soja do país para determinar a presença do gene modificado e "abrir um caso de infração de patente".

O governo argentino assegurou que "não permanecerá impassível frente a estas ameaças e atuará em sua devida forma no momento apropriado".

As autoridades agropecuárias afirmam que a Monsanto "está agredindo gratuitamente os produtores argentinos, que foram seus principais aliados no desenvolvimento dessa tecnologia no mercado".

A soja transgênica é cultivada no país desde 1996.

A Argentina, que é o segundo produtor mundial de soja transgênica, deve cultivar nesta temporada 14,6 milhões de hectares com soja, 90% do tipo "RR", e colher 37,7 milhões de toneladas.

Agrolink, Internet, 17-3-05

Comentarios