Portugal: propostas de «Os Verdes» sobre transgénicos foram chumbadas

Idioma Portugués
País Europa

Foram esta quarta-feira chumbadas no Parlamento, em Lisboa, as propostas do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) que visavam assegurar a não contaminação das culturas convencionais e biológicas pelas culturas de transgénicos

Em comunicado, «Os Verdes» lamentaram que o Partido Socialista (PS) tenha chumbado todas as propostas de alteração que o grupo parlamentar ecologista fez ao decreto-lei do Governo que regula o cultivo de variedades geneticamente modificadas.

«Esta atitude é bem demonstrativa de que o objectivo do PS não é garantir a verdadeira liberdade de opção de agricultores e consumidores, mas sim garantir a proliferação de variedades geneticamente modificadas, zelando, assim, pelos interesses económicos das multinacionais do sector agro-alimentar», acusa o PEV.

Os ecologistas defendiam que as culturas de variedades transgénicas ficassem sujeitas à autorização da Direcção Geral de Protecção de Culturas «e não a mera notificação dos interessados», lê-se no documento.

O partido propôs acções de formação para os agricultores, zonas livres de OGM (organismo geneticamente modificado), automáticas em áreas classificadas e objecto de voluntária associação dos agricultores, bem como fundos de compensação para suportar danos de contaminação e o aumento das distâncias mínimas entre culturas.

Entre as propostas de alteração ao decreto-lei estava ainda o «aumento das distâncias mínimas entre culturas para evitar contaminação e assegurar cumulação com outras barreiras de protecção».

Jornal Digital, Internet, 11-1-06

Comentarios