Via Campesina participa de Fórum Social Mundial no Quênia

Idioma Portugués
País África

A sétima edição do Fórum Social Mundial começou no sábado (20/01) na cidade de Nairóbi, no Quênia, continente africano, e conta com milhares de ativistas sociais de todo o mundo

Na marcha de abertura se apresentaram grupos musicais da África, do Caribe e do Brasil. Participantes de todos os continentes puderam falar para a multidão e expressar a realidade de seus países.

A Via Campesina, integrante do conselho internacional do Fórum desde sua primeira edição em Porto Alegre (RS), também está presente no Quênia. Na marcha inicial, a Via Campesina foi representada por Juana Ferrer, integrante da direção da Confederação Nacional de Mulheres Camponesas da República Dominicana.

Em sua fala, Juana ressaltou a necessidade de união dos continentes americano e africano: “eu sou da América, e a América e a África são dois povos com uma mesma rota e uma mesma cultura. A esperança, a força e a resistência ao imperialismo selvagem nos unem. Lutamos contra os que debilitaram nossa riqueza, cultura e povos, e que agora nos impõe o modelo neoliberal. Um modelo que privatiza nossa terra, nossas sementes e nossa água. Um modelo de comércio livre que torna impossível ganhar a vida com dignidade”.

Para a camponesa, a unidade é a força para derrotar o império e algumas alternativas que estão sendo implementadas na América Latina podem se tornar exemplos para o mundo. Entre elas, Juana citou a consolidação da revolução bolivariana na Venezuela, as eleições de Evo Morales na Bolívia e Rafael Correa no Equador e o retorno dos sandinistas ao poder na Nicarágua. “Pouco a pouco estamos construindo um novo mundo. Lutemos juntos, companheiros e companheiras! Globalizemos a luta! Globalizemos a esperança”, analisou.

MST Brasil, Internet, 21-1-07