Uso de agrotóxicos pode levar à extinção de abelhas

Idioma Portugués

O uso indiscriminado de agrotóxicos está acabando com as abelhas e esse é um problema mundial. As consequências são sentidas diretamente na produção de alimentos. É que as abelhas são responsáveis pela polinização das plantas.

As plantas que têm flor precisam ser polinizadas para produzir sementes e sobreviver. Quem faz esse trabalho são as abelhas. E cerca de dois terços da dieta dos seres humanos vêm de plantas polinizadas. A continuar nesse ritmo, estudos acadêmicos indicam que em 2035 as abelhas estarão extintas.

O professor aposentado Lionel Segui Gonçalves, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, é um dos maiores especialistas em abelhas no Brasil. Ele alerta para a extinção gradual do inseto e aponta soluções para reverter o quadro. Entre as soluções apontadas, estão o fim do uso de agrotóxicos nocivos às abelhas e o aumento de plantio de árvores para aumentar a polinização das flores.

Fonte: Jornal da USP

Temas: Agrotóxicos, Biodiversidad

Notas relacionadas:

Histórico juicio por fumigaciones: “Acá todos tienen enfermedades respiratorias y en la piel”

Histórico juicio por fumigaciones: “Acá todos tienen enfermedades respiratorias y en la piel”

Juicio por fumigaciones en Pergamino: “La salud colectiva no puede depender de la voluntad del agronegocio”

Juicio por fumigaciones en Pergamino: “La salud colectiva no puede depender de la voluntad del agronegocio”

Foto: Julia Siciliani

El histórico juicio por agrotóxicos en Pergamino entra en su etapa final

¿Pueden los sistemas alimentarios africanos prosperar sin fertilizantes químicos?

¿Pueden los sistemas alimentarios africanos prosperar sin fertilizantes químicos?

Comentarios