CIMI

Tierra, territorio y bienes comunes

"O ataque de Serraglio contra o direito dos povos originários às suas terras tradicionais está umbilicalmente conectado com as intenções e iniciativas ruralistas e do governo Temer em promover ampla e irrestrita mercantilização e concentração privada da terra", destaca nota pública do Conselho Indigenista Missionário - Cimi.

Brasil: Cimi lamenta e repudia o grave ataque de ministro da Justiça contra os povos indígenas

Por CIMI
Tierra, territorio y bienes comunes

Chega a cinco o número de reintegrações de posse envolvendo três áreas tradicionais Guarani e Kaiowá determinadas pela 2ª Vara da Justiça Federal de Dourados (MS), no final de dezembro. O caso mais urgente, em que a Polícia Federal pode fazer a retirada da comunidade a qualquer momento, é o tekoha - lugar onde se é - Yvu Vera.

Brasil: Com despejos iminentes, indígenas Guarani Kaiowá afirmam que resistirão nas terras tradicionais

Por CIMI
Nós temos que lutar, para defender a água, a vida e o nosso território

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que tem como tema “Cerrado, Berço das Águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida”, foi lançada durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (27), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Brasil: “Nós temos que lutar, para defender a água, a vida e o nosso território”

Por CIMI
Pueblos indígenas

No entender do Cimi, esses levantamentos das violações aos direitos indígenas têm um único sentido: servir como instrumento de denúncia para que medidas sejam tomadas e, com isso, as violências, que são práticas contínuas, venham a ser combatidas, diminuídas, e que se consiga chegar a uma realidade justa, na qual sejam respeitados os direitos humanos.

Relatório "Violência contra os povos indígenas no Brasil" - DADOS DE 2015

Por CIMI
25116

O relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil - Dados de 2015, publicado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), evidencia a permanência do quadro de omissão dos poderes públicos em relação aos direitos dos povos indígenas.

Violência contra povos indígenas no Brasil permanece acentuada: Cimi lança relatório com 'Dados 2015'

Por CIMI
Pueblos indígenas

Em nota divulgada nesta segunda-feira (22), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) repudia o ataque ruralista contra os direitos consignados na Constituição Brasileira aos povos indígenas, aos quilombolas e aos campesinos. E afirma que, “a CPI da Funai/Incra não ofereceu qualquer tipo de benefício à sociedade brasileira, mas serviu perfeitamente aos interesses dos ruralistas”.

Cimi denuncia que CPI beneficiou ataque ruralista contra direitos dos povos dos campos

Por CIMI
Tierra, territorio y bienes comunes

"Frente a isso tudo, os povos originários e as organizações aliadas certamente manterão a resistência, a luta e a esperança na defesa dos reais interesses da sociedade e do Estado brasileiro".

Ruralistas entreguistas: A desnacionalização do território brasileiro

Por CIMI
Pueblos indígenas

Em diversas embaixadas, eles entregaram um documento denunciando os ataques de ruralistas contra seus direitos e solicitando aos estrangeiros que suspendam as importações de commodities brasileiras.

Indígenas pedem que países suspendam importação de commodities brasileiras

Por CIMI