Herton Escobar

O comércio internacional é responsável por 30% das ameaças à biodiversidade global, segundo um estudo publicado hoje na revista Nature.

30% das ameaças à biodiversidade vêm do comércio global

A área total desmatada do Cerrado deverá crescer 20% até 2050, chegando a 960 mil km², caso as taxas atuais de ocupação do bioma continuem iguais nas próximas décadas. É o que projeta um estudo publicado neste mês na revista científica Journal of Land Use Science.

Brasil: agronegócio avança sobre o Cerrado e deve desmatar mais 20% do bioma

Fracasso. Não há outra palavra à altura do resultado de Copenhague. Até o fechamento desta edição, à meia-noite de Brasília (3 horas da madrugada de sábado na Dinamarca), o maior encontro diplomático de todos os tempos se arrastava para um desfecho inglório, sem nenhum compromisso concreto de redução de emissões por parte dos países ricos nem garantia de dinheiro para os pobres

Fracasso é um desrespeito com o mundo

A constatação de que 20% das áreas desmatadas da Amazônia têm florestas em regeneração coloca o Brasil no centro de uma discussão internacional sobre o valor ecológico das florestas secundárias. Elas merecem a mesma proteção legal de uma floresta primária? Até que ponto elas são capazes de recuperar a biodiversidade original do bioma?

Brasil: florestas desmatadas na Amazônia não recuperam sua biodiversidade

A área de floresta degradada por atividades humanas na Amazônia em 2008 foi 66% maior do que em 2007, apesar de a área desmatada ter sido praticamente igual nos dois anos, segundo os cálculos de um novo sistema de monitoramento via satélite lançado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números, obtidos pelo Estado, são alerta de que o desmatamento poderá crescer em 2009, caso o governo não reforce as medidas de proteção da floresta

Brasil: em um ano, avança 66% área de floresta amazônica degradada

Alerta foi feito pelo comissário de Meio Ambiente da UE, Stavros Dimas

Brasil perderá mercado se adotar OGMs, diz europeu