Instituto Humanitas Unisinos

Megaproyectos

A discussão é tão grande e tão antiga em torno da construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no coração da Amazônia, que certamente os investidores sabem os problemas e as consequências que essa obra trará para o povo e a biodiversidade da região. Mas, ainda assim, e em boa hora, um grupo de pesquisadores lançou um amplo relatório intitulado "Análise de Riscos para Investidores no Complexo Hidrelétrico Belo Monte".

Belo Monte não vale a pena

“Venenos agrícolas matam”, ressalta o pesquisador e engenheiro agrônomo Julio Cesar Rech Anhaia. Em entrevista à IHU On-Line, realizada por telefone, ele destaca a importância de se abrir o debate sobre o uso dos transgênicos e agrotóxicos

Brasil: 'venenos agrícolas matam''. Entrevista especial com Julio Cesar Rech Anhaia

Megaproyectos

Entrevista especial com Francisco das Chagas Pereira, coordenador do Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba: "As hidrelétricas arrasam com tudo nos locais onde são implantadas."

Brasil: a vida do Rio Parnaíba em jogo

"A IHU On-Line entrevistou Padre Francisco das Chagas Pereira, coordenador do Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba. Ele também é coordenador de Pastoral da Diocese de Brejo, no Maranhão, localizada no leste do estado. Na entrevista, apresenta a visão do povo que pode será atingido pelas obras das barragens"

Brasil: a vida do Rio Parnaíba em jogo. Entrevista especial com Francisco das Chagas Pereira

Uma verdadeiro clima de guerra tomou conta da fazenda Rio Cristalino, onde 600 famílias se distribuem em 60 mil hectares, que ainda não foram desapropriados pelo governo federal, aponta o Frei Henri des Roziers, sacerdote dominicano, na entrevista que concedeu por telefone à IHU On-Line

Brasil: clima de guerra na fazenda Rio Cristalino, no Pará

Um estudo recente apontou que, em menos de dez anos, o Brasil reservou 720 hectares por dia para plantações de eucalipto e a maior parte dessas terras pertence a empresas estrangeiras

Brasil: "monocultura do eucalipto cresce sem proteção ambiental e social"

Em entrevista, concedida por telefone, à IHU On-Line, o meteorologista Carlos Nobre analisou as secas que assolam a região amazônica e analisou as consequências de uma possível savanização de parte da floresta. E questionou: “o que está acontecendo? Nós ainda não temos uma explicação completa sobre o porquê estamos vendo tantos recordes sendo quebrados em termos de cheias e secas na bacia do rio Amazonas em tão pouco espaço de tempo”

A Amazônia está aquecendo. Entrevista especial com Carlos Nobre

Megaproyectos

"Antonia Melo é coordenadora das mulheres do movimento Xingu Vivo Para Sempre. Há quase 30 anos ela luta contra os projetos “desenvolvimentistas”, como é o caso da barragem de Belo Monte. Antonia falou sobre como é o trabalho dos movimentos sociais numa região de muitos conflitos, principalmente em relação à terra."

Brasil: a luta pela vida e pela cultura. Entrevista especial com Antonia Melo