José Eustáquio Diniz Alves

O peso ecológico do Antropoceno

O Homo sapiens surgiu na África há cerca de 200 mil anos e se espalhou por todo o território terrestre. As grandes migrações do passado e o processo de globalização têm tornado o mundo cada vez mais ecúmeno, com impactos crescentes das atividades antrópicas sobre o meio ambiente e a redução das áreas anecúmenas.

O peso ecológico do Antropoceno

Foto: Istoé Dinheiro

"A concentração de CO2 na atmosfera está chegando ao nível equivalente ao que existia há 15 milhões de anos e continua crescendo de maneira sem precedentes, a despeito da covid-19 e da recessão econômica ocorrida em 2020".

A concentração de CO2 é a mais alta em milhões de anos

Emergência climática: mais letal que a emergência sanitária

"Os anos de ganhos na esperança de vida parece que ficaram para trás. A década de 2011-20 foi de crescimento lento da esperança de vida ao nascer do mundo. Mas a década que começa em 2021 pode ser de estagnação ou até mesmo de retrocesso".

Emergência climática: mais letal que a emergência sanitária

Concentração de CO2 bate recorde em 2020 mesmo com pandemia

"Como disse Greta Thunberg, mais um ano se passou e nada de significativo foi feito para deter a emergência climática. A governança global não tem apresentado soluções efetivas e a inação só sinaliza para um futuro mais quente e uma Terra cada vez mais inóspita e inabitável", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e pesquisador titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – ENCE/IBGE, em artigo publicado por EcoDebate.

Concentração de CO2 bate recorde em 2020 mesmo com pandemia

Um quinto dos países correm risco de colapso ecossistêmico

Um quinto dos países correm o risco de colapso de seus ecossistemas devido à destruição da vida selvagem e de seus habitats naturais, de acordo com análise da seguradora Swiss Re.

Um quinto dos países correm risco de colapso ecossistêmico

Foto del sitio: BBC

O Dia Mundial da Alimentação começou a ser celebrado em 1981, como uma forma de conscientizar a população de que é preciso se manter informado em questões como nutrição e alimentação para manter a saúde em dia e para organizar a luta contra a fome. O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro em mais de 150 países. Esta data é marcada também pela criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

Dia Mundial da Alimentação 2020: aumenta a fome no mundo

Colapso sistêmico global

"A humanidade vive uma ameaça existencial e o mundo poderá sofrer um “colapso sistêmico global” se houver um agravamento simultâneo da combinação de uma série de fatores negativos que estão impactando o meio ambiente e o clima".

Colapso sistêmico global

2018

"A cada ano, a humanidade esgota mais cedo a cota apropriada da riqueza natural doplaneta. Com base em estatísticas oficiais de 150 países, a Global Footprint Network registra que entre o dia primeiro de janeiro e primeiro de agosto de 2018, os humanos utilizaram toda a biocapacidade anual do Planeta"

01 de agosto de 2018: Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day)