MST - Brasil

usina Cambahyba

Em 1997, a área no município de Campos dos Goytacazes onde se localiza a ex-usina de Cambahyba, desativada em 1993 por ter ido à falência, composta por sete fazendas que totalizam 3500 hectares, foi considerada improdutiva. Mas o Incra, até hoje não foi capaz de realizar as desapropriações em toda a área.

Brasil: Campanha pela desapropriação imediata das terras da usina Cambahyba

Economía verde

Em entrevista ao portal do MST, Marcelo Durão, representante da Via Campesina Brasil na Cúpula dos Povos, faz um panorama do que está em jogo na Rio+20 e destaca o papel da agricultura familiar como a solução para "esfriar o planeta".

“O modelo do agronegócio vai sair fortalecido na Rio+20”, afirma representante da Via Campesina

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

Os protestos realizados em todo o Brasil pelo MST pressionaram o governo federal, que solicitou o prazo de um mês para responder o conjunto da pauta e apresentar medidas urgentes para a retomada da Reforma Agrária.

Brasil: MST seguirá mobilizado até governo cumprir promessas com a Reforma Agrária

Movimientos campesinos

Mobilizações pela punição dos responsáveis pelo Massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996, e pelo assentamento das 186 mil famílias acampadas.

Brasil: MST mobiliza 20 estados pela Reforma Agrária e contra impunidade

Tierra, territorio y bienes comunes

Nesta quinta-feira, os 1500 Sem Terras acampados em Brasília retomam os protestos durante todo o dia. Neste momento, os trabalhadores se encontram em marcha pela Esplanada dos Ministérios.

Brasil: por reforma agrária, MST marcha na Esplanada dos Ministérios

Soberanía alimentaria

O MST realiza uma série de protestos na Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, nesta segunda-feira (16), para cobrar a realização da Reforma Agrária e pela punição dos responsáveis pela morte de 21 trabalhadores rurais assassinados no Massacre de Eldorado dos Carajás, em operação da Polícia Militar, no Pará, em 1996.

Brasil: Protestos em 17 estados por Reforma Agrária

Cerca de 1,5 mil trabalhadores rurais Sem Terra ocupam, desde a manhã desta segunda-feira(16/4), o prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília, para denunciar a estagnação da Reforma Agrária e a diminuição de investimentos em desapropriações de terras no país por parte do governo federal.

Brasil: MST ocupa Ministério do Desenvolvimento Agrário por Reforma Agrária e justiça

Na última segunda-feira (10) cerca de doze viaturas da polícia militar de Pernambuco invadiram o acampamento João Claudio, localizado na Fazenda Cedro, município de Ipubi, Sertão de Pernambuco para realizar a reintegração de posse da área ocupada há mais de três anos por cerca de 100 famílias de trabalhadores rurais Sem Terra.

Brasil: polícia destrói lavoura e plantio de plantas nativas em reintegração de posse