Nurit Bensusan

Privatización de la naturaleza y la vida

"A facilidade com que o setor empresarial, principal usuário do patrimônio genético, concorda em criar dispositivos para proteger, rastrear e remunerar os conhecimentos tradicionais que serão, teoricamente, acessados pode surpreender os desavisados".

Brasil: Da mandioca à nova lei do patrimônio genético

patrimnonio

A quem convém assegurar que os detentores do conhecimento tradicional não participem efetivamente da construção do novo marco legal sobre acesso ao patrimônio genético?

Lei de acesso ao patrimônio genético: entre incógnitas e críticas

Imagine que tudo que você queira ou possa comer, seja produzido por uma única empresa. Um dia, o chocolate custa 3 reais, no dia seguinte 35 e, se você não quiser pagar, fica sem chocolate e ponto final. Não é muito grave, exceto para os chocólatras de plantão, mas estamos falando de tudo, não apenas de chocolate. Se todos os alimentos aumentam de preço, poucos poderão continuar pagando. Resultado, toda a segurança alimentar fica na mãos de apenas uma empresa

Patentes: do café da manhã ao feijão com arroz

Transgénicos

"A idéia é mostrar como em determinados contextos, as empresas insistem em afirmar que os produtos transgênicos são diferentes dos não transgênicos e em outros, se esmeram em assegurar que os dois produtos se equivalem".

Brasil: o igual e o diferente